Tire suas dúvidas
- Quantos IPs eu tenho direito?
Cada Cloud Server dá direito a 1 endereço IP.
- É preciso fazer backup? Como funciona o backup na nuvem ?
Sim, você pode contratar o serviço de backup como adicional ao seu plano ou desenvolver sua própria rotina. Consulte sobre o serviço Telium Backup
- O que são snapshots?
São pontos de recuperação de dados de um servidor. O snapshot representa o estado do servidor naquele momento em que foi tirado. Snapshot não é um backup, pois não permite restaurar um ou um grupo de arquivos, mas todo o ambiente. O uso de snapshot é recomendado em casos de atualização do servidor ou de determinada aplicação. Esta funcionalidade oferece a segurança de poder voltar ao estado anterior da atualização caso algo não saia como esperado. Cada conta dá direito a snapshots ilimitados e armazenamento de até 2.
- Como faço para criar um snapshot?
Para criar um snapshot vá no menu Cloud Server > selecione o servidor > aba Discos > Ações > Tirar Snapshot. O tempo de execução do snapshot dependerá da quantidade de dados armazenado no servidor.
- O que é template?
Template é um modelo de servidor, com diversas customizações, e que nos permite lançar mão de novos servidores sem precisar repetir o processo de configuração.
- Como faço para criar um template a partir do meu Cloud Server?
Para criar um template você precisa primeiro tirar um snapshot do servidor. Vá no menu Cloud Server, selecione o servidor, vá na aba Discos > Ações > Tirar Snapshot. O tempo de execução do snapshot dependerá da quantidade de dados armazenados no servidor. Agora vá no menu Storage > Snapshot > localize o snapshot > Ações > Criar Template.
- Como restaurar meu Cloud Server a partir de um snapshot?
Primeiro passo é criar o Template a partir deste snapshot. Criando um template: Vá no menu Storage > Snapshot > localize o snapshot > Ações > Criar Template Para criar o Cloud Server vá na aba Cloud Servers > Todos Cloud Servers > Adicionar Cloud Server > Meus Templates > Selecione o Template que você criou. A partir daí o processo é o mesmo de criação de um novo servidor. Cada conta dá direito ao armazenamento de 1 Template.
- Como faço para adicionar outra placa de rede no meu Cloud Server?
Não é possível adicionar placas de rede a um Cloud Server. Os servidores na nuvem comunicam entre si através de uma rede privada (VLAN), em alta velocidade, onde o tráfego entre servidores em uma mesma VLAN não são contabilizados na sua franquia mensal.
- Como faço para reinstalar meu Cloud Server ou atualizar a versão do sistema operacional?
Na nuvem não existe o conceito de reinstalação do sistema operacional. É possível criar um novo Cloud Server a partir dos templates oferecidos e restaurar seus arquivos e aplicações através do backup. Já o processo de atualização do sistema operacional, windows update ou um update, ocorrem da mesma forma que em um servidor físico.
- Posso expandir o meu disco atual?
Não é possível expandir o disco, seja ele o disco do sistema operacional (chamado de ROOT) ou um disco adicional (chamado de DATADISK). Para adicionar mais espaço é preciso adicionar um novo disco no tamanho desejado e então configurar o volume no sistema operacional. Para ampliar o tamanho de um disco adicional (DATADISK) é necessário incluir novo disco no tamanho desejado, configurar o volume no sistema operacional, copiar os dados do disco antigo para o novo e então remover o antigo. Lembre de desplugar o disco antigo antes de removê-lo.
- Como funciona o firewall na nuvem? Devo me preocupar com segurança?
Você sempre deve se preocupar com segurança. Na nuvem Telium cada cliente possui seu próprio Firewall. Além disso cada cliente possui seu próprio segmento de VLAN, ou seja, suas máquinas ficam em uma rede isolada. Todas as portas são bloqueadas por padrão, o acesso é permitido somente para aquelas portas que você escolher liberar.
- Como criar uma regra de firewall?
Vá na aba Rede > Endereço IP > Selecione o IP > na aba Firewall libere a porta > na aba Encaminhamento de Porta faça o direcionamento da porta para o servidor Assista o vídeo “Configurando o Firewall”
- O que é VLAN?
Cada cliente possui sua rede privada exclusiva (VLAN). Dentro dessa VLAN a comunicação entre seus servidores acontecem totalmente isolada de outros clientes. Fora da VLAN os servidores estão protegidos pelo Firewall.
- O que é IP privado ou IP reservado?
É o endereço IP que só existe dentro da sua VLAN, usado para comunicação entre os seus servidores. Esse IP não funcionará fora da VLAN, aumentando a segurança.
- Há a opção de gerenciamento Telium para Cloud Server?
Sim, você pode contratar o serviço de Gerenciamento Telium para seu CLOUD SERVER e contar com nível superior de suporte. Inclui monitoramento, gerencia de sistema operacional, aplicação, orientação técnica, acesso ao time de suporte 24x7x365 via telefone, chat, email ou Painel de Controle.
- Qual é o prazo de instalação?
Após iniciado o processo de ativação dos serviços, o prazo de instalação é de 2 dias.
- Qual o tempo mínimo de contrato do serviço?
Não há um período mínimo de permanência, você paga pelo período que irá utilizar.
- Como faço para criar outro servidor?
Vá na aba Cloud Servers > Todos Cloud Servers > Adicionar Cloud Server Escolha o tipo de servidor em Templates … Assista vídeo “Criando um Cloud Server e liberando acesso no Firewall”
- Possuo o serviço de monitoramento, como proceder para adicionar novo item no monitoramento?
Você deve abrir um chamado junto ao nosso time de suporte no suporte@telium.com.br informando qual serviço deseja monitorar.
Cada Cloud Server dá direito a 1 endereço IP.
- É preciso fazer backup? Como funciona o backup na nuvem ?
Sim, você pode contratar o serviço de backup como adicional ao seu plano ou desenvolver sua própria rotina. Consulte sobre o serviço Telium Backup
- O que são snapshots?
São pontos de recuperação de dados de um servidor. O snapshot representa o estado do servidor naquele momento em que foi tirado. Snapshot não é um backup, pois não permite restaurar um ou um grupo de arquivos, mas todo o ambiente. O uso de snapshot é recomendado em casos de atualização do servidor ou de determinada aplicação. Esta funcionalidade oferece a segurança de poder voltar ao estado anterior da atualização caso algo não saia como esperado. Cada conta dá direito a snapshots ilimitados e armazenamento de até 2.
- Como faço para criar um snapshot?
Para criar um snapshot vá no menu Cloud Server > selecione o servidor > aba Discos > Ações > Tirar Snapshot. O tempo de execução do snapshot dependerá da quantidade de dados armazenado no servidor.
- O que é template?
Template é um modelo de servidor, com diversas customizações, e que nos permite lançar mão de novos servidores sem precisar repetir o processo de configuração.
- Como faço para criar um template a partir do meu Cloud Server?
Para criar um template você precisa primeiro tirar um snapshot do servidor. Vá no menu Cloud Server, selecione o servidor, vá na aba Discos > Ações > Tirar Snapshot. O tempo de execução do snapshot dependerá da quantidade de dados armazenados no servidor. Agora vá no menu Storage > Snapshot > localize o snapshot > Ações > Criar Template.
- Como restaurar meu Cloud Server a partir de um snapshot?
Primeiro passo é criar o Template a partir deste snapshot. Criando um template: Vá no menu Storage > Snapshot > localize o snapshot > Ações > Criar Template Para criar o Cloud Server vá na aba Cloud Servers > Todos Cloud Servers > Adicionar Cloud Server > Meus Templates > Selecione o Template que você criou. A partir daí o processo é o mesmo de criação de um novo servidor. Cada conta dá direito ao armazenamento de 1 Template.
- Como faço para adicionar outra placa de rede no meu Cloud Server?
Não é possível adicionar placas de rede a um Cloud Server. Os servidores na nuvem comunicam entre si através de uma rede privada (VLAN), em alta velocidade, onde o tráfego entre servidores em uma mesma VLAN não são contabilizados na sua franquia mensal.
- Como faço para reinstalar meu Cloud Server ou atualizar a versão do sistema operacional?
Na nuvem não existe o conceito de reinstalação do sistema operacional. É possível criar um novo Cloud Server a partir dos templates oferecidos e restaurar seus arquivos e aplicações através do backup. Já o processo de atualização do sistema operacional, windows update ou um update, ocorrem da mesma forma que em um servidor físico.
- Posso expandir o meu disco atual?
Não é possível expandir o disco, seja ele o disco do sistema operacional (chamado de ROOT) ou um disco adicional (chamado de DATADISK). Para adicionar mais espaço é preciso adicionar um novo disco no tamanho desejado e então configurar o volume no sistema operacional. Para ampliar o tamanho de um disco adicional (DATADISK) é necessário incluir novo disco no tamanho desejado, configurar o volume no sistema operacional, copiar os dados do disco antigo para o novo e então remover o antigo. Lembre de desplugar o disco antigo antes de removê-lo.
- Como funciona o firewall na nuvem? Devo me preocupar com segurança?
Você sempre deve se preocupar com segurança. Na nuvem Telium cada cliente possui seu próprio Firewall. Além disso cada cliente possui seu próprio segmento de VLAN, ou seja, suas máquinas ficam em uma rede isolada. Todas as portas são bloqueadas por padrão, o acesso é permitido somente para aquelas portas que você escolher liberar.
- Como criar uma regra de firewall?
Vá na aba Rede > Endereço IP > Selecione o IP > na aba Firewall libere a porta > na aba Encaminhamento de Porta faça o direcionamento da porta para o servidor Assista o vídeo “Configurando o Firewall”
- O que é VLAN?
Cada cliente possui sua rede privada exclusiva (VLAN). Dentro dessa VLAN a comunicação entre seus servidores acontecem totalmente isolada de outros clientes. Fora da VLAN os servidores estão protegidos pelo Firewall.
- O que é IP privado ou IP reservado?
É o endereço IP que só existe dentro da sua VLAN, usado para comunicação entre os seus servidores. Esse IP não funcionará fora da VLAN, aumentando a segurança.
- Há a opção de gerenciamento Telium para Cloud Server?
Sim, você pode contratar o serviço de Gerenciamento Telium para seu CLOUD SERVER e contar com nível superior de suporte. Inclui monitoramento, gerencia de sistema operacional, aplicação, orientação técnica, acesso ao time de suporte 24x7x365 via telefone, chat, email ou Painel de Controle.
- Qual é o prazo de instalação?
Após iniciado o processo de ativação dos serviços, o prazo de instalação é de 2 dias.
- Qual o tempo mínimo de contrato do serviço?
Não há um período mínimo de permanência, você paga pelo período que irá utilizar.
- Como faço para criar outro servidor?
Vá na aba Cloud Servers > Todos Cloud Servers > Adicionar Cloud Server Escolha o tipo de servidor em Templates … Assista vídeo “Criando um Cloud Server e liberando acesso no Firewall”
- Possuo o serviço de monitoramento, como proceder para adicionar novo item no monitoramento?
Você deve abrir um chamado junto ao nosso time de suporte no suporte@telium.com.br informando qual serviço deseja monitorar.