Onde fica a nuvem de celular?

Autor: Telium Networks, 26/03/2021 às 02:30

Muito se fala sobre a “nuvem” e não é daquela que está passando lá no céu. Falamos sobre a nuvem de computadores, aquela que você não pode realmente “ver”, mas provavelmente usa constantemente, afinal, em 2021, existem bem mais smartphones do que pessoas no Brasil!

Quando falamos em “onde fica a nuvem de celular”, estamos nos referindo a nuvem no geral, uma vez que para ser “de celular” basta acessá-la pelo celular, enquanto o conceito e forma da nuvem é mesmo.

O que é nuvem?

A nuvem é uma ferramenta virtual que permite que você armazene dados sem a dependência de um hardware (equipamento físico), o que garante a segurança dos seus arquivos mesmo que o hardware seja danificado e simplifica a transferência entre equipamentos, bastando acessar a nuvem para baixa-los.

Onde fica a nuvem?

É claro que salvar seus dados na nuvem não faz que eles fiquem suspensos em um ambiente virtual, sendo necessário servidores físicos para que estes dados sejam armazenados. Sendo precisamente a posição geográfica física desses servidores a localização da nuvem.

A Telium, por exemplo, possui servidores em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Santos. De forma que podemos dizer que essas são as localidades da nuvem para quem usa nossos serviços.

Empresas como Microsoft, Google e Apple possuem seus servidores em outras localidades, que funcionam como nuvem para seus aplicativos de armazenamento de dados.

Vale a pena utilizar a nuvem?

Seja você uma empresa multimilionária ou um usuário doméstico, sim, vale a pena utilizar a nuvem.

Ao salvar seus arquivos na nuvem, você libera espaço no seu hardware para tarefas cruciais às suas atividades, seja uma grande operação empresarial ou seu joguinho das horas vagas no celular.

Outro ponto importante mencionado anteriormente é a segurança dos seus dados, uma vez que os servidores que compõe a nuvem são dotados de protocolos de segurança e redundância para que existam perda de dados.

Pode parecer um pouco contra intuitivo para alguns confiar em algo que você não pode ver ou está distante, mas a segurança da nuvem contra a perda de dados é muito mais eficiente que a dos hardwares comuns.

Uso empresarial

Falando estritamente do uso empresarial, a nuvem possui uma outra grande vantagem: custo. Para uma empresa, possuir uma estrutura de servidores exige um grande investimento em equipamento, equipe e treinamento, enquanto uma empresa especializada possui toda a infraestrutura necessária para a empresa, além de espaço para escalar o serviço e equipe com know how altamente especializado por um custo menor do que o necessário para implementar uma estrutura própria.

Nesse ponto, além da decisão técnica, optar pela computação em nuvem é uma boa escolha financeira.

Conclusão

A computação em nuvem veio para ficar e sua utilização tende a explorar novas possibilidades, ao ponto, que em um futuro não muito distante, pode ser possível eliminar os computadores pessoais em detrimento de unidades que irão apenas receber o sinal de servidores em nuvem, com todo o processamento e execução de arquivos sendo executados externamente!

 

Nuvem de tags