Expansão será feita em parceria com PTT-Metro

 

 

A Telium Networks, empresa brasileira de tecnologia, anunciou a ampliação de seu backbone (rede principal por onde passam os dados na Internet; em português, significa “espinha dorsal”) para 10 Gigabits. A expansão está sendo realizada em parceria com o PTT-Metro, responsável por criar a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet brasileira.

 

Com a parceria, o PTT-Metro terá um ponto de interconexão dentro do Data Center da Telium em São Paulo, que permitirá a conexão de outras operadoras e clientes das duas empresas. “A presença de um ponto de interconexão dentro do Data Center da Telium é um grande incentivo para ampliar a rede com novos parceiros, já que a Telium possui diversos pontos em todoo Brasil”, afirma o Gerente de Infraestrutura da Telium ,Roberto Santis.

 

As operações serão iniciadas primeiramente em SãoPaulo, para depois seguirem para outras cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Santos e Miami, onde a Telium também está presente. Por enquanto, os clientes podem se interconectar em qualquer um dos seus 15 pontos de presença na cidade de São Paulo ou diretamente ao DataCenter, localizado no bairro do Brooklin.

 

A parceria entre Telium ePTT-Metro deve resultar em novos produtos. “Pretendemos fornecer soluções para clientes de outros Data Centers pertencentes ao PTT-Metro”, diz o Gerente de Produtos da Telium, Fabio Ferragi. Outra estratégia da empresa é incentivar novas adesões por meio dos pontos de conexão. “Devemos explorar o fato de nossos Data Centers serem todos open-carries, ou seja, aceitam conexões deoutras operadoras”, completa Ferragi.

 

O projeto de expansão ainda está sendo elaborado e deve ser entregue em até 30 dias, finalizando a primeira fase de projetos de ampliação previstos para o primeiro semestre de 2010.

 

Sobre a Telium Networks

 

Criada em 2004, a Telium Networks é uma empresa brasileira de tecnologia com foco em telecomunicação corporativa que inclui VoIP, Internet banda larga, servidores dedicados, envio de dados por vídeo e áudio (streaming) e IDC (Internet DataCenter).

Com infra-estrutura de tecnologia de ponta, conta com uma rede de fibra ótica submarina que se estende por 13 grandes cidades brasileiras e interliga outros países da América Latina e os Estados Unidos. Para oferecer essa tecnologia no mercado, a área de consultoria técnica desenvolve soluções de acordo com a necessidade e demanda de cada setor.

A Telium dispõe de Data Centers em São Paulo, Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Campinas, Santos, Miami (EUA) e o maior de todos localizado em São Paulo.

Em seis anos de atividades, a Telium Networks já atende os principais players do mercado, entre eles se destacam Rádio Antena 1, FeTrasnpor (Federação das empresas de Transporte de passageiros do Estado doRio de Janeiro), Diário do Grande ABC, Jovem Pan, Baixa Hits, Rede Vida, RedeTransamérica e Rede Kinoplex (rede de cinemas), entre outros.