O novo serviço de integração social e publicação de mensagens do Google, o Google Buzz, foi lançado há aproximadamente 10 dias e já gerou grande repercussão, assim como sempre ocorre com os outros produtos da empresa. Em poucos dias após seu lançamento algumas dezenas de milhões de pessoas já iniciaram a utilização do serviço.

 

Segundo Matheus Spagnuolo, Analista de Produtos da Telium Networks “um grande acontecimento como esse chama a atenção das pessoas e assim criminosos digitais vislumbram uma oportunidade de ludibriar usuários, ávidos por novidades e serviços exclusivos”.

 

Um dos primeiros malwares lançados para tomar proveito do “hype” que envolveu o Google Buzz foi descoberto pela equipe de desenvolvimento do Telium Antivírus na última semana, apenas dois dias após o lançamento da“rede social”.

 

Segundo a equipe de desenvolvimento da empresa, o worm W32/Zuggie-A é uma modificação de uma ameaça já identificada anteriormente pela empresa, após a infecção o arquivo se espalhava em aproximadamente em 5 locais no computador e instalava uma extensão falsa no Firefox chamada de “Firefox Security 2.0″.

 

Após instalado o malware realizava “silenciosamente” sem chamar a atenção do usuário, pesquisas em diversos mecanismos de busca e executava cliques em todos os anúncios que eram exibidos, gerando desta forma, lucro para seus autores.