Vantagens da conexão simétrica para sua empresa

Autor: Telium Networks
Publicação: 03/04/2020 às 10:18

Para entender como uma rede simétrica pode ser benéfica para a sua empresa, antes precisamos entender como funcionam as conexões de internet e como são distribuídas as taxas de transferência.

A conexão com a internet é baseada em um eixo norte-sul, ou seja, um ponto recebendo dados e outro enviando, ou, popularmente, download e upload.

O download é a recepção de informação, o famoso “baixar”, e toda vez que você acessa ou recebe informações pela internet, há um download ocorrendo, simplificando: você está baixando algo de alguma fonte online.

O upload é o envio de informações, o famoso “subir” e ocorre quando a informação é enviada, “subir” uma imagem ou vídeo na internet é uma forma de upload, mas não só isso, o envio de mensagens e transferência de arquivos são feitos via upload.

Quando contratamos um serviço de internet existem dois valores fundamentais no contrato, que são as velocidades de download e upload. Em uma rede assimétrica esses valores são diferentes, e a velocidade de upload costuma ser 10% da velocidade contratada do link.

Serviços ADSL (Linha Digital Assimétrica para Assinantes) são todos assimétricos como o nome já diz, e serviços a cabo e rádio dependem do contrato com a provedora.

Quando entramos em serviços de fibra ótica, porém, esse problema deixa de existir, já que a simetria de rede é padrão da tecnologia, trazendo grande vantagem, principalmente, para assinantes leigos no assunto, que não precisam se preocupar com essas especificações.

A rede simétrica tem como sua definição a velocidade igual entre download e upload, ou seja, se você contratar um link de 100 megas, você irá baixar dados nessa velocidade e subir dados na mesma velocidade.

Como a rede de uma empresa depende tanto de downloads quanto uploads, a simetria na rede representa uma redução no tempo de execução de tarefas que demandam transferências de arquivos pela rede e na comunicação interna, culminando em uma maior eficiência produtiva.

Empresas que possuem páginas próprias destinadas a usuários tendem a melhorar e muito a experiência dos seus clientes, uma vez que a velocidade de acesso da página será muito mais rápida.

E por fim, o crescente uso da computação em nuvem praticamente requer uma conexão simétrica para operar de maneira produtiva dentro de uma companhia. Imagine ter serviços atrasados por oscilações e lentidão na rede, isso pode gerar problemas diretos com os clientes e afetar o balanço financeiro.

Entenda um pouco melhor as características dos dois serviços:


  • Conexão Assimétrica: É necessariamente transmitida por cabos de cobre, o que traz diversos problemas paralelos. Esse tipo de cabo é suscetível a interferências elétricas e congestionamentos causados por diversos usuários utilizando simultaneamente a mesma conexão;
  • Conexão Simétrica: Esse tipo de conexão utiliza majoritariamente cabos de fibra ótica, que além de não sofrerem dos mesmos problemas de interferência e congestionamento dos cabos de cobre, uma vez que cada usuário possui uma linha única de acesso, oferece 100% do link contratado para downloads e uploads. O desempenho da fibra chega ao ponto de entregar melhores performances com metade da largura de banda dos cabos tradicionais.

 

Entender como funcionam as conexões assim como os termos utilizados pode ser uma grande vantagem na hora de escolher o serviço ideal para sua empresa. Manter-se na vanguarda em um mercado que está sempre avançando parece complicado, mas com os parceiros certos a tecnologia será sempre um diferencial para a sua empresa sair na frente da concorrência.