TI e Telecom como aliados estratégicos para driblar a crise
Autor: Telium Networks
Publicação: 03/07/2020 às 10:18
Como as soluções de tecnologia da informação podem contribuir para a performance das empresas mesmo com o distanciamento social
O investimento em TI - Tecnologia da Informação não se tornou apenas uma tendência nos últimos anos, se tornou indispensável.
Atualmente, a modernização dos negócios está em alta, mesmo pequenos estabelecimentos comerciais possuem alguma forma de “sistema”, utiliza da internet e de serviços de TI, mesmo que de maneira rudimentar.
Talvez, para essas empresas, não seja necessário ter um setor de TI e apenas serviços pontuais sejam o suficiente para que a empresa mantenha sua pequena infraestrutura funcionando e atendendo às necessidades do negócio.
No extremo oposto, temos empresas de vanguarda investindo bilhões nos setores de TI visando eficiência e segurança que irão girar cifras absurdas ao longo dos anos.
Para essas empresas existem contratos milionários e rígidos para toda a infraestrutura de TI, seja com serviços terceirizados, seja com estruturas próprias.
Apesar da incrível distância das realidades de uma pequena empresa e de um mega conglomerado, ambas compartilham da mesma necessidade por serviços tecnológicos que melhorem seu funcionamento e possibilitam sua funcionalidade e eficiência ante a concorrência.
No ano de 2020, a utilização da tecnologia está sendo a diferença entre a vida e a morte de milhares de empresas.
2020: a tecnologia como aliada nos momentos de pandemia
Com a pandemia de COVID-19, o potencial do trabalho remoto, ou home-office, começou a ser realmente explorado, enquanto há alguns meses era algo tido como “tendência”, entre março e abril deste ano, tornou-se necessidade.
Enquanto empresas mais inovadoras saíram na frente neste quesito, outras correm para se adaptar ou descobrir o que fazer.
O fato é, em um cenário onde o distanciamento social é regra, a possibilidade de trabalhar remotamente de maneira eficiente é o caminho óbvio para empresas se manterem ativas e produtivas.
E para que essa produtividade aconteça uma série de produtos e serviços devem ser empregados.
Produtos e serviços em TI
Para que serviços remotos ocorram, infraestrutura é necessária, e não somente o trabalhador de escritório que acessa o ambiente virtual da empresa através de seu notebook e trabalha à distância, mas eventos virtuais, conferências, palestras, ensino à distância e diversos outros serviços que migraram para o ambiente virtual durante o isolamento.
Como citamos anteriormente, existe muito em comum entre as pequenas empresas e as grandes corporações, e muitos dos serviços disponíveis serão utilizados em toda essa cadeia de complexidade empresarial.
Vamos começar pelos serviços de conectividade:
· Link dedicado: é uma solução para empresas que necessitam de disponibilidade de conexão e velocidade garantidas. O link dedicado fornece um caminho exclusivo entre a empresa e o provedor, eliminando o congestionamento da linha e possibilitando uma manutenção muito mais rápida em caso de problemas, o que é uma vantagem considerável mesmo para pequenos negócios que não exijam esse tipo de conectividade.
· Link Backup: Um dos termos mais importantes quando se fala em governança de TI é a “redundância”, ela é fundamental para que empresas tenham rotas alternativas quando os caminhos principais sofrem com problemas, isso ajuda a manter a empresa funcionando e a economizar grandes cifras que seriam perdidas com o “downtime”. Esse tipo de serviço tem como alvo empresas de um certo porte, mas, pequenos negócios que dependem da conectividade para funcionar podem fazer bom uso de um link redundante.
· Rede Corporativa: não somente a conexão com a internet, mas a rede interna de computadores para empresas que tem filiais ou funcionários trabalhando remotamente é fundamental. A criação de uma rede corporativa permite atender à demanda de conectividade de uma empresa. Ela pode ser montada em cima do link dedicado Telium ou sobre a banda larga de qualquer operadora, de acordo com as necessidades da empresa.
Segurança
Ainda no tópico de conectividade, as vulnerabilidades devem ser propriamente endereçadas.
Existem 2 serviços fundamentais para garantir a segurança e estabilidade da infraestrutura digital:
· Firewalls: ter o controle dos acessos irá evitar entradas maliciosas e o vazamento de informações. Com a vinda da LGPD (Lei Geral de proteção de Dados), a proteção de dados tornou-se primeira prioridade;
· Monitoramento de redes: identificar problemas antes que ocorram, melhorar a qualidade de conexão e o uso de recursos são tarefas realizadas por um serviço de monitoramento. Isso garante a segurança e integridade da sua rede.
Os serviços de conectividade são essenciais ao funcionamento da estrutura de TI, seja ela pequena, média ou grande, porém, quando a infraestrutura passa de um certo tamanho, certos serviços maiores são requeridos, os Data Centers.
Serviços de Data Center
Com estas soluções de TI, a sua empresa alcança um novo nível, seja por abrangência ou complexidade, o tema TI é tão amplo e complexo que diversos assuntos podem vir a mente, como inteligência artificial, Internet das coisas ou até mesmo um robusto e seguro data center.
Os serviços de Data Center são mais complexos e exigem investimentos adequados das companhias, porém, graças aos serviços terceirizados que estão muito mais acessíveis do que se imagina, podendo ser uma vantagem competitiva para startups e empresas emergentes.
Os serviços de Data Center fundamentais são:
· Servidor Dedicado: são eles que irão hospedar, enviar e receber informações e serviços cruciais para a empresa, funcionando como uma espécie de sistema nervoso entre cada aparelho conectado;
· Backup: um Data Center de alto padrão possui diversos protocolos de segurança avançados, porém, estar preparado para imprevistos e backups é essencial para evitar perda de informações valiosas;
· Hospedagem: sites e e-mails corporativos são ferramentas importantes no dia a dia de uma empresa e a estabilidade e segurança destes não devem ser negligenciadas, por isso, é muito vantajoso ter esses serviços hospedados no próprio data center, seja próprio ou terceirizado;
· Gerenciamento: uma das maiores vantagens de se contratar um serviço de gerenciamento é ter à sua disposição o know-how de uma equipe especializada e competente por um custo razoável. Quando comparado à opção de contratar e treinar, as vantagens de valor e conhecimento são surpreendentes;
· Colocation: outra possibilidade é hospedar seus servidores, centrais telefônicas e demais equipamentos nos Data Centers da Telium, aproveitando uma infraestrutura redundante e assegurando alto desempenho e disponibilidade às suas aplicações críticas. O Serviço de colocation é uma opção viável para quem quer otimizar a qualidade do serviço e o espaço físico da companhia.
Serviços de Data Center são feitos pensando em grandes corporações, porém, disponível para novas empresas que buscam grande capacidade de escalabilidade, o investimento e o know-how da equipe técnica são alguns dos diferenciais atrativos para àqueles que buscam estar na vanguarda tecnológica.
Este artigo tem o objetivo não só de informar acerca dos serviços de TI, mas também de nos colocar à disposição de empresas interessados em conhecer nossas soluções de TI, Data Center e Telecom, por isso, estamos disponíveis para fornecer os mais diferentes tipos de produtos e soluções para a sua operadora e apresentar todos os nossos serviços, expertise e infraestrutura.
Converse com nosso time comercial e esclareça todas as suas dúvidas.