Servidor dedicado, uma alternativa vital

Autor: Telium Networks
Publicação: 18/11/2019 às 12:00
Servidor dedicado, uma alternativa vital

O servidor dedicado é um servidor contratado de maneira exclusiva que tem algumas vantagens estratégicas em relação a outros tipos de servidor. Em um sistema de TI corporativo, o desempenho, funcionalidade e segurança dos servidores são fundamentais dentro de uma empresa, isso porque ele é uma peça chave para esse sistema.

 

Os servidores são máquinas, em alguns casos apenas softwares, com uma capacidade de desempenho maior do que computadores convencionais utilizados para oferecer serviços a uma rede de computadores na estrutura servidor-cliente. Um servidor pode ter vários clientes, os computadores dos usuários finais como o laptop de um colaborador em uma empresa, assim como um cliente, esse mesmo laptop, pode ter mais de um servidor.

 

E quais tipos de serviços os servidores oferecem a seus clientes? Os serviços mais comuns são o compartilhamento de dados, recursos e desempenho, de modo a avaliar o desempenho dos clientes dessa rede e também o gerenciamento de sistemas e suas permissões de acesso. Logo, em uma eventual falha nos servidores a empresa literalmente para, dependendo do quanto ela depende de seu sistema.

 

É por isso que um servidor dedicado é uma alternativa vital para empresas que não podem abrir mão do desempenho, estabilidade e segurança de seus sistemas.

 

Existem muitas outras opções para as empresas que precisam de um servidor, uma delas é ter um servidor próprio. Essa alternativa tem algumas desvantagens decorrentes da responsabilidade de manutenção e segurança do equipamento ficar a cargo da empresa, o que pode demandar muito tempo e recursos para uma atividade que não é o fim daquela companhia. Por essas razões é bastante comum que as empresas optem pelos servidores compartilhados, terceirizando esse serviço para companhias especializadas.

 

Os servidores têm como vantagem a economia, porém, um mesmo IP é utilizado por mais de uma empresa o que pode acarretar oscilações decorrentes tanto de um pico de demanda de uma delas quanto por uma invasão. Se um dos computadores de uma das empresas que compartilham o mesmo servidor é invadido e, por exemplo, o email de um desses usuários é utilizado para o envio de spams pelos invasores, os mecanismos de antispam vão bloquear o IP do servidor, afetando todas as empresas que compartilham aquele servidor.

 

Quem contrata um servidor dedicado não tem esse tipo de preocupação. No caso da Telium, a empresa oferece um servidor dedicado em nuvem, ou cloud server, o Cloud Connect Telium. Como principais vantagens de quem utiliza o Cloud Connect Telium, é possível elencar:

 

Flexibilidade:É possível aumentar ou diminuir a cada mês o tamanho do pacote contratado. Adequando o serviço às demandas da empresa instantaneamente.

 

Segurança: Cada contratante possui um IP exclusivo. O servidor é montado em redes privadas e protegidas por firewalls independentes. Tudo isso mantem os servidores isolados de outras empresas, diminuindo os riscos de que uma invasão se alastre.

 

Estabilidade: O Cloud Connect Server trabalha em ambiente redundante, o que significa que em caso de falhas os servidores são substituídos em questão de segundos, diminuindo, e muitas vezes até eliminando, os impactos dessas quedas na produtividade da empresa.