Seria o fim do home office?

Autor: Telium Networks
Publicação: 17/02/2023 às 11:00

Resposta rápida para os ansiosos: não, o home office não vai acabar.

O modelo de trabalho remoto, também conhecido como teletrabalho, trabalho à distância ou home office não é necessariamente novo, mas se popularizou graças ao isolamento social causado pela pandemia de COVID19 que se iniciou em 2019.

Como medida necessária para conter os danos do isolamento social causado pelo vírus, o home office se tornou uma das principais opções de diversas empresas para continuar funcionando durante a crise.

 

O vírus “passou” e o home office?

Atualmente, em fevereiro de 2023, grande parte da população já foi vacinada e a pandemia está sob controle, com poucos casos graves e proliferação diminuída. Com isso, a volta aos escritórios se tornou, novamente, uma possibilidade para a maioria dos trabalhadores.

Esse retorno, no entanto, não está realmente acontecendo. É verdade que algumas empresas e trabalhadores optaram por voltar ao local físico de trabalho, mas isso se tornou mais uma opção do que obrigação.

 

Sistemas híbridos

É fato que o home office não é para todos, assim como o trabalho presencial pode não ser o mais indicado a outra parcela da população. Com isso, além do home office e do trabalho presencial, temos também o modelo híbrido.

Isso possibilita que alguns trabalhadores trabalhem alguns períodos em casa e outros no escritório a depender da demanda ou da vontade.

Segundo alguns dados, o sistema híbrido tem sido o mais bem avaliado pelos trabalhadores.

 

Só tem vantagens

Para os preocupados com o fim do trabalho remoto, a resposta para a pergunta tema deste artigo é um ressoante “não”.

A possibilidade de trabalhar remotamente trouxe grandes vantagens para funcionários e empresas.

Enquanto o empregado consegue economizar tempo de locomoção e trabalhar em um ambiente mais familiar, as empresas economizam montantes significativos com infraestrutura física.

Outra grande vantagem é o acesso a talentos. Com a ausência de limitações geográficas, ficou mais fácil adquirir talentos que antes se encontravam distantes da sua empresa.

Por fim, os custos de infraestrutura, que eram a maior barreira de entrada, foram reduzidos consideravelmente nos últimos anos, possibilitando que empresas de todos os tamanhos consigam se estruturar para a modalidade.

 

Infraestrutura

Para a maioria das empresas que foram forçadas a se adaptar ao cenário de isolamento social e impossibilidade de locomoção de seus funcionários, a infraestrutura necessária para o aproveitamento total de home office já foi implementada.

 

A questão é, como ficam os novos players do mercado?

Como toda tecnologia, tempo e popularidade são inversamente proporcionais ao custo, ou seja, com a popularização, a tendência é que os custos por novas tecnologias fiquem cada vez menores e ele se verifica com os equipamentos e serviços necessários para a implementação do home office.

A Telium, por exemplo, conta com uma equipe técnica altamente capacitada, capaz de identificar as melhores opções para nossos parceiros, fornecendo todo o necessário para uma infraestrutura eficiente e dentro do orçamento.

Se você tem interesse na modalidade, entre em contato com a gente e saiba quais os melhores produtos para tornar isso possível!