Sabe definir o orçamento de TI? Atente para o aumento das despesas globais em serviços de tecnologia

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 03:16

Em meio a mudanças tecnológicas, as empresas vêm realizando grandes investimentos. Mesmo com as instabilidades políticas e financeiras atuais, as despesas de TI fazem parte dessa parcela investida.

O grande investimento, por parte das corporações, se justifica pela necessidade de os empresários terem à disposição as melhores tecnologias para oferecer um serviço de melhor qualidade aos seus clientes. Porém, a falta de um bom planejamento pode comprometer o orçamento de novas tecnologias para o negócio.

Pensa em expandir a área de tecnologia da sua empresa? Continue a leitura deste artigo e saiba o que você deve definir antes de fazer a estimativa de gastos!

Saiba o número gasto em despesas de TI

De acordo com a Gartner, empresa responsável por realizar pesquisas sobre tecnologia, as despesas globais de TI deverão totalizar 3,7 trilhões de dólares em 2018, um aumento de 4,5% comparado ao ano anterior.

Mesmo com os possíveis impactos originados pelo Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia) e pela recessão econômica, pela qual alguns países estão passando, os empreendedores não desanimam. A previsão é que as empresas continuem investindo em TI.

Segundo a pesquisa, os softwares corporativos têm contribuído para o crescimento das despesas mundiais, projetando um aumento de 9,5% no ano de 2018, chegando ao valor de US$ 389 bilhões. De acordo com os dados, estima-se que as corporações aumentem mais ainda os gastos em 2018, com foco no desenvolvimento de sistemas de gestão corporativa, principalmente no modelo SaaS (Software como Serviço).

Tenha uma previsão dos gastos com TI

Para que uma empresa que disponha das melhores tecnologias, é preciso ter um planejamento efetivo, a fim de não comprometer a saúde financeira da corporação.

Por esse motivo, o empreendedor deve fazer um orçamento sobre todas as tecnologias que deverão ser implementadas no departamento de TI. Assim, será possível desenvolver uma visão mais ampla do quanto será investido, sendo possível agir preventivamente diante de eventuais problemas.

Faça um planejamento para o investimento

Antes de fazer o orçamento, para investir na área de TI você deve se planejar financeiramente, listando todos os valores adquiridos e gastos no ano anterior, desde despesas até investimentos. Assim, você poderá ter mais tranquilidade na hora de fazer a avaliação.

Antes de iniciar a etapa de orçamento, para investir em TI é preciso se planejar financeiramente. Uma alternativa é listar todos os gastos e investimentos  do ano anterior, a fim de ter uma previsibilidade das necessidades da área de TI.

Para evitar problemas, procure colocar no papel qual o valor a ser investido em cada tecnologia. Em seguida, ordene-as por prioridades e entenda quais devem ser implementadas primeiramente.

Verifique se a empresa está preparada para a mudança

Para comportar a instalação de novas tecnologias, você deve verificar se a sua equipe e equipamentos terão condições de receber o investimento. Para evitar surpresas, considere incluir alguns pontos no orçamento.

Aquisição de novos equipamentos

Algumas empresas, com a intenção de economizar, procuram aproveitar equipamentos antigos. Leve em consideração a troca, pois o uso das máquinas desgastadas pode não apenas levar à perda de performance, prejudicando o rendimento do trabalho, como é possível que as novas plataformas não sejam compatíveis com o dispositivo defasado, como na troca de servidores.

Licenças

Após o prazo de vencimento, verifique a possibilidade de conseguir alguma vantagem ao renovar ou adquirir mais licenças, tanto para as máquinas de trabalho, quanto para servidores.

Gestão de pessoas

Para atender às demandas, o empreendedor deve ficar atento aos colaboradores já presentes na empresa; caso seja necessário, invista em treinamentos e capacitações. Se a demanda for maior que a esperada, procure fazer novas contratações ou delegue o serviço para parceiros.

Os processos descritos acima se tornam essenciais para a mudança no empreendimento. Com o apoio de profissionais capacitados e equipamentos apropriados, a empresa estará preparada para receber as novidades tecnológicas.

Organize as finanças da sua empresa

Para ter melhor controle dos gastos, receitas e investimentos, você pode contar com ferramentas, como as planilhas de Excel ou, até mesmo, um software de gestão financeira.

Verifique qual a melhor ferramenta para o seu uso e, principalmente, se atende às suas expectativas. Certifique-se de que seja de fácil acesso para que, quando ocorra alguma mudança, você possa fazer uma anotação no mesmo momento.

Saiba em quais tecnologias as empresas têm investido

Agora que sabemos da importância em ter um planejamento, é importante conhecer quais são as tendências tecnológicas mais procuradas pelas companhias.

Tenha uma rotina de backup

Sabemos o quanto é importante manter os dados da companhia em segurança, correto? O problema é que, ainda assim, a empresa corre o risco de comprometer as suas informações. Seja corrompendo os arquivos, depois de uma queda de energia, seja depois de um ataque malicioso de um vírus, dependendo da sua importância, a impossibilidade de acessar a informação pode trazer prejuízos significativos para a sua companhia.

Imagine que você precise consultar as informações sobre o contrato de um cliente. Mas ao buscar pelo documento, você percebe que não é possível abrir o arquivo.

Ao contar com uma rotina de backup, o gestor pode salvar, de forma periódica, os dados sensíveis da companhia. Além disso, ao contratar uma empresa capacitada, o empreendedor terá maior segurança em criptografar as informações salvas do seu empreendimento.

Desenvolva melhores estratégias com auxílio do Big Data

Com a finalidade de antecipar tendências, é fundamental que as companhias utilizem tecnologias para tratar a grande quantidade de informações coletadas no dia a dia.

Ao utilizar um Big Data, a empresa pode coletar uma infinidade de informações, entre as fontes podemos citar: e-mails, vídeos e pesquisas, por exemplo.

Mas afinal, o que uma empresa pode fazer com os dados? Como vivemos na era da informática, a informação se tornou um ativo relevante para a companhia. Seja para aperfeiçoar um produto, com base na satisfação ou interesse dos usuários, ou até mesmo na criação de uma solução.

Invista na segurança de seus dados

Anteriormente, citamos o quanto é importante garantir uma cópia de segurança de seus arquivos. Mas saiba que apenas isso não é o suficiente. Para você ter uma ideia, de acordo com a empresa Nortono Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países mais atacados por ciber criminosos.

Por conta do crescimento nos crimes virtuais, as empresas têm utilizado parte do seu orçamento para investir na segurança da informação.

Entre os ataques, os criminosos têm utilizado o sequestro não só das informações, como o acesso total da máquina, comprometendo por completo o seu uso. Para retomar o uso, a empresa precisará pagar pelo resgate.

Como se não fosse o bastante, depois de sofrer um ataque, a companhia tende a perder clientes, que deixarão de adquirir os produtos/serviços depois de expor os dados sigilosos para os criminosos.

Como vimos no artigo, os gestores procuram cada vez mais aplicar investimentos em inovações tecnológicas. Para isso, uma organização financeira saudável da empresa é fundamental para que o empreendedor que busca diferenciação no mercado tenha o capital suficiente para fazer novos investimentos.

Você tem mais alguma dica para o planejamento das despesas de TI? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com a gente!