Rede mesh – uma excelente opção de profissional e doméstica

Autor: Telium Networks
Publicação: 20/01/2021 às 10:18

Ano após ano novas facilidades tecnológicas chegam ao mercado e a nossa vida vai ficando mais confortável e conveniente.

Se antes necessitávamos esperar até a madrugada para conectar à internet sem gastar valores absurdos pelo pulso telefônico, hoje, a banda larga criou uma geração de pessoas que nunca vai conhecer o ruído da conexão discada.

A tecnologia, rapidamente foi se tornando cada vez mais compacta e móvel, ao ponto que o número de acesso à internet via smartphone superou de maneira quase exponencial o número de acesso em computadores domésticos.

Esse avanço é resultado do desenvolvimento de tecnologias de conexão remota como o 4g e o Wi-fi.

E claro, como todo leitor sabe, como a conexão móvel consome a franquia de dados, quando em casa, sempre conecte-se ao wi-fi.

As limitações do Wi-fi

Apesar do conforto criado pelas redes wi-fi, existe um grande problema que aflige muitos usuários, o alcance.

Como o wi-fi funciona em um raio de alcance a partir da antena de um roteador, a força do sinal vai diminuindo conforme nos afastamos. Outro grande problema é que alguns materiais metálicos, de madeira e espelhos absorvem ou refletem o sinal, criando pontos cegos de conexão no local.

Um exemplo que a maioria dos leitores poderão se identificar, é ter que mudar de cômodo da casa para acessar a rede wi-fi, pois o sinal “não chega” até alguns pontos da casa.

Existem algumas soluções para o problema como os repetidores de sinal, porém, não são ideais e os problemas de conexão podem não ser completamente resolvidos.

Rede Mesh

A rede Mesh, assim como a internet e outras tantas tecnologias tem origem militar, sendo utilizada em bases Americanas, Europeias e Asiáticas.

O sistema, como a tradução do nome (Mesh significa Malha) sugere, cria utiliza dispositivos, chamados de módulos que se comunicam entre si para formar uma rede mais ampla de sinal. O resultado é uma distribuição uniforme, sem pontos cegos e sem perda na qualidade de sinal.

Repetidores x Mesh

Uma outra solução conhecida no mercado é o repetidor de sinal e pode ser que você leitor utilize desse sistema na sua residência e se utiliza, já sabe das limitações.

O sistema de repetição de sinal funciona com um aparelho posicionado dentro do alcance do roteador original, recebendo o sinal e repetindo ele mais adiante, o resultado, porém, é um sinal com uma perda de cerca de 50% para cada vez que ele é repetido, resultando de fato em um alcance maior, mas com uma grande perda de qualidade.

A rede Mesh, por outro lado, tem seus dispositivos ligados diretamente ao cabo link do provedor, distribuindo o sinal de maneira inteligente pelos ambientes.

Outra grande vantagem da rede Mesh é a escalabilidade, uma vez que para ampliar a zona de cobertura, basta adquirir novos aparelhos.

Essa característica de escalabilidade torna-se especialmente interessante para empresas em desenvolvimento, uma vez que não dependem de trocar constantemente de serviços e equipamentos para escalar o acesso à internet de acordo com seu tamanho operacional.

Vantagens da Rede Mesh

  • Conexão no melhor sinal e banda disponíveis – roteadores Mesh utilizando comumente WIFI5 (existem reoteadores WIFI4 e WIFI6) dual band (5GHz e 2,4GHz), criando uma única rede para as duas bandas e selecionando a conexão sempre na que possui melhor sinal;
  • Não há reconexões – mesmo transitando entre localizações, a rede Mesh irá realizar automaticamente a transição de ponto de acesso, sem necessidade de troca mecânica;
  • Melhor transmissão e alcance – ao invés de dispersar o sinal, os roteadores Mesh direcionam ele diretamente para os aparelhos conectados;
  • Distribuição de rede – a rede Mesh seleciona e distribui banda de acordo com a demanda do usuário de maneira inteligente, priorizando as tarefas de maior importância;
  • Internet das Coisas – o conceito de casa inteligente com todos os seus aparelhos (TV, fogão, geladeira, micro-ondas e etc) interconectados irá necessitar desse tipo de rede para que a conexão seja feita de maneira eficiente;
  • Instalação simples – basta ligar os módulos à rede de internet e fazer a configuração via aplicativo de celular.

 

Devo migrar para a Rede Mesh?

Não é uma questão de dever, mas sim de poder.

Você pode mudar o sistema de rede da sua casa ou empresa para a Rede Mesh por um custo baixo e ter ganhos consideráveis de qualidade.

O sistema certamente tem um enorme potencial para o futuro e se antecipar pode ser uma escolhe inteligente!