Qual a melhor opção para o backup da sua empresa, físico ou nuvem?

Autor: Telium Networks, 10/12/2019 às 12:00

Toda grande empresa sabe da importância que uma estrutura de backups tem na segurança dos dados e informações vitais ao seu funcionamento, reduzindo o tempo de inatividade da empresa casos de acidentes e problemas.

Por isso, é importante escolher uma opção adequada e segura para garantir a tranquilidade operacional e confiança dos colaboradores.

A dúvida surge então na hora de escolher o modelo, nuvem ou físico? Cada um deles têm suas características próprias, implementação, vantagens e desvantagens. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

Backup Físico:

Backup de dados físico in loco te dá uma enorme vantagem sobre o controle e recuperação de dados, geralmente muito maior do que a versão em nuvem, uma vez que os servidores estão situados dentro da empresa, e como você está no controle, as informações podem ficar arquivadas até mesmo por anos dependendo das suas necessidades. Porém, essas vantagens tem um preço, o custo do hardware, manutenção e operação do equipamento é todo da empresa, além do custo de trocar e armazenar as mídias físicas em outra localidade com regularidade. Além disso, o problema da perda de dados não é completamente resolvido, pois mídias físicas podem ser corrompidas, seja por manuseio errado ou processo incorreto de formatação.

Backup em nuvem:

Também conhecido como backup remoto, é o processo de armazenar cópias de segurança de seus dados em um servidor de internet baseado em nuvem. Modelo que recentemente vem ganhando grande popularidade, por ser facilmente acessível até mesmo para microempresas.

O modelo em nuvem oferece também diversas vantagens ao usuário. Toda informação é armazenada fora da empresa, e facilmente recuperável caso necessário. Os servidores e sistemas de recuperação podem ser completamente automatizados reduzindo drasticamente erros de usuário, além de fornecer uma quantidade quase infinita de espaço, pelo preço certo.

Porém, existem também desvantagens para o armazenamento em nuvem, e elas não devem ser ignoradas. Existem problemas inerentes a segurança com redes em nuvem e você nunca terá controle completo sobre seus dados. Se você usa esse sistema para armazenamentos massivos de dados, a recuperação pode ser um tanto lenta, uma vez que você está à mercê da conexão com a internet, e caso essa conexão caia, você pode ficar temporariamente sem acesso aos seus dados.

Qual é melhor?

Ter uma cópia de segurança dos seus arquivos é essencial e a escolha do modelo adequado deve sempre considerar as necessidade e capacidades da sua empresa. Antes de optar por um ou outro considere todas as vantagens e desvantagens que eles trazem, e se possível, consulte um especialista para te orientar.

 

Nuvem de tags