Quais as vantagens de uma SD-Wan?

Autor: Telium Networks
Publicação: 12/09/2019 às 12:00

SD-Wan é um sistema que automatiza o gerenciamento do fluxo de dados de uma rede WAN corporativa. Fazer tal gerenciamento sempre foi e, e continua sendo, um grande desafio na área da tecnologia da informação pois nesses casos é preciso aliar funcionalidade, agilidade, custo e segurança.

 

O diferencial do sistema SD é justamente o que contém o significado dessa sigla, software defined, ou definido por softwares em tradução livre. Na prática, isso quer dizer que um software previamente desenvolvido faz com que diversos processos sejam simplificados e, em sua maioria, automatizados, possibilitando também ajustes remotos por parte de técnicos ou analistas da prestadora de serviço.

 

Na prática, em uma WAN “software defined”, o tráfego é direcionado de maneira automática para o caminho mais conveniente dentre as opções disponíveis e de acordo com as prioridades de segurança, custo e rapidez do envio e recebimento dessas informações. Tudo isso é possível pela qualidade da programação do software que gerencia o processo, o que traz uma vantagem competitiva muito grande em relação a WAN’s convencionais. De modo geral, uma SD-WAN traz como principais benefícios:

 

  • Priorização da dinâmica de tráfego

  • Bloqueio de tráfego de acordo com protocolos de segurança

  • Redirecionamento instantâneo de tráfego em caso de queda ou instabilidade de uma ou mais conexões

 

Para o usuário, em geral os colaboradores da sua empresa, essas vantagens se traduzem em uma conexão estável mesmo em aplicações de alta demanda, como chamadas de vídeo por exemplo. Já para a empresa o sistema de WAN software defined se traduz em uma forma eficiente de utilizar os recursos de conexão e sua consequente economia, além de uma maneira mais segura de trocar informações dentro das próprias redes e de redes de parceiros.

 

Para contratar o serviço ou tirar mais dúvidas sobre o tema, entre em contato agora com um de nossos representantes pelo chat, o atendimento funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. Você também pode entrar em contato por telefone ou em nosso site LINK.