Profissões de TI para 2023.

Autor: Telium Networks
Publicação: 23/12/2022 às 11:00

O ano está acabando e depois de tantas crises e desafios, é de se esperar que o mercado de T.I tenha sofrido algumas mudanças, não é?

A verdade é que todo esse cenário que passamos entre 2019 e 2022 impulsionou grandemente a necessidade por novos profissionais de TI e as razões para isso são simples:

·       as empresas antigas assumiram a necessidade urgente de se modernizar para não perder relevância;

·       as empresas modernas tiveram um grande retorno do investimento em tecnologia e passaram a investir ainda mais;

·       novas empresas e start-ups estão surgindo o tempo inteiro trazendo soluções inovadoras no mercado.

O ambiente favorável aos setores de tecnologia tomou conta do mercado e a demanda está mais alta a cada ano, fazendo com que alguns profissionais sejam especialmente requisitados.

1 – Desenvolvedor de softwares:

Sendo bem franco, nossa vida atualmente é quase toda regida por softwares, dos aplicativos mais simples do smartphone até programas altamente complexos responsáveis por enviar foguetes ao espaço.

Dessa forma, esses profissionais são especialmente desejados por empresas e têm alguns dos melhores salários da atualidade.

Por serem bem requisitados, a exigência também é bem alta, necessitando um bom domínio de lógica de programação e fluência na linguagem desejada.

2 – Especialista em segurança da informação:

Logo na sequência temos o especialista em segurança e se você acompanha o nosso blog deve entender porque estes profissionais são tão requisitados pelas empresas.

Eles são os responsáveis por garantir que toda infraestrutura virtual da companhia esteja bem protegida e seja constantemente monitorada para eventuais falhas.

Com a alta histórica de ataques virtuais a tendência é que esse setor veja muito investimento nos próximos anos.

3 – Desenvolvedor Web

Quem não é visto não é lembrado e se você não possui presença digital, certamente está indo em direção ao esquecimento.

A alta demanda por páginas otimizadas e eficientes só cresce e mesmo as opções “gratuitas” do mercado não reduzem a demanda por bons desenvolvedores de web.

Com a alta demanda surgem as especialidades e embora muita gente comece, simplesmente, como “desenvolvedor web” é comum, com o ganho de experiência, o profissional se especializar em algum segmento ou tecnologia, por exemplo, UX (User Experience) é uma das diversas áreas dentro do desenvolvimento de web que podem ser interessante para um novo profissional.

4 – Cientista de dados

A melhor forma de tomar uma decisão é ter um grande volume de informação sobre o assunto. Não é por acaso que ciência de dados é um dos setores que mais crescem dentro das grandes companhias.

Para ser um cientista de dados é preciso gostar de trabalhar com estatística, sendo recomendado entender e dominar a área antes mesmo de ir para as linguagens de programação.

Ao iniciar a programação de fato, existem diversas linguagens no mercado, sendo as mais cotadas atualmente Python e R.

5 – Desenvolvedor de banco de dados

Por fim, nada adianta ter toda uma estrutura de desenvolvimento de software e web se você não tiver um banco de dados robusto e otimizado por trás.

O desenvolvedor de banco de dados é responsável por criar toda a lógica por trás do armazenamento de arquivos e sistemas de busca, sem ele, encontrar um arquivo específico seria um verdadeiro inferno.

O que escolher?

A escolha tem que estar alinhada com seus gostos e personalidade, de modo que o estudo e trabalho sejam extremamente eficientes!

Se você ainda não se decidiu, vale a pena usar este artigo como base e pesquisar mais a fundo as áreas que te interessam!