Proatividade – Eliminando problemas antes que eles aconteçam.

Autor: Telium Networks, 02/04/2021 às 11:56

Imagina que você encontre um funcionário para a sua empresa com uma excelente habilidade de resolver problemas, sempre que há uma crise interna, esse funcionário surge com alguma ideia ou solução rapidamente, evitando que os problemas se espalhem.

Certamente essa pessoa é incrivelmente valiosa para a organização e nenhum empresário gostaria de correr o risco de ficar sem uma habilidade tão relevante em sua equipe.

Agora, imagine que você encontra um outro funcionário, mas ao invés de resolver os problemas, ele consegue prever quando os problemas irão acontecer e propor a solução adequada antes que o problema sequer ocorra.

 

Qual dos dois você gostaria de ter em sua equipe?

Exato, os dois.

 

A diferença é que ao contratar serviços de TI você tem a certeza de que poderá contratar ambos. Uma empresa de TI com grande experiência terá uma equipe com o know-how para identificar problemas, uma vez que ao contratar um serviço terceirizado, você estará contando com toda uma estrutura especializada naqueles serviços.

Outro aspecto da resolução de problemas é a seleção de serviços que possuam esse tipo de propósito, evitar que a empresa perca dados, informações ou tempo com algum eventual problema.

Do outro lado, a previsão de problemas envolve serviços especializados com o objetivo de encontrar vulnerabilidades que podem causar problemas futuros e resolvê-las de maneira preventiva.

Monitoramento de Redes

O monitoramento de redes é o serviço focado na previsão e correção de problemas antes que eles ocorram.

Ele é feito através de um NOC monitorando sua rede 24x7, utilizando uma série de rotinas para melhorar o uso de recurso, identificar falhas e melhorando a qualidade de conexões.

As rotinas do monitoramento de redes identificam e sanam os problemas antes que eles ocorram e possam causar danos à sua infraestrutura.

 

Serviços redundantes e preventivos

Outra forma eficiente de evitar problemas antes mesmo que eles ocorram é a utilização de serviços redundantes e preventivos. Neste caso, não existe de fato uma previsão, mas uma constatação simples de que um problema pode eventualmente ocorrer e que é melhor ter a solução já em mãos.

Dentre os serviços mais comuns estão:

Link de Backup para evitar problemas que possam ser causados pela perda de sinal da internet, por qualquer motivo, o link de backup é uma segunda conexão emergencial, que irá entrar em ação caso exista qualquer problema com o link principal, podendo ir de lentidões até perdas totais de sinal;

Backup de dados Perdas de dados podem ser catastróficas para empresas e apesar de serviços de recuperação de dados existirem e apresentarem certa “eficiência”, a melhor solução é ter um backup pronto para entrar em ação tão logo ocorra algum problema, isso garante a integridade dos dados além da economia de tempo por já ter tudo em mãos.

Firewall – Às vezes esquecemos que os problemas nem sempre vêm do infortúnio, mas também da malícia. Vírus e programas maliciosos são uma realidade no universo da informática e evitar que eles cheguem aos seus dados pode evitar uma grande dor de cabeça, problemas como sequestro de dados, por exemplo, tem potencial para causar prejuízos enormes em uma empresa.

 

Serviços de resolução de problemas

Mesmo com todas essas opções te ajudando a prever e evitar problemas, pode ser que eles ainda sim ocorram e neste caso a única opção é resolver o infortúnio o mais rápido possível para evitar e minimizar perdas.

Neste caso, como citamos, o ideal é contar com uma empresa com grande experiência e boa reputação no mercado.

Por isso, se você está buscando serviços de TI para a sua empresa, entre contato com a TELIUM e converse com nossos especialistas para saber qual a melhor opção para você!

 

 

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