Preciso de um link dedicado?

Autor: Telium Networks, 09/09/2019 às 12:00

Um link dedicado tem muito mais a oferecer do que quando se contrata uma internet banda larga comum. Ao invés de uma conexão compartilhada com outros clientes, o contratante de um link dedicado tem uma conexão limpa e direta com o provedor, o que traz muitas vantagens estratégicas que podem ser essenciais para o modelo de negócio e gestão de risco de sua empresa.

 

Confiabilidade 

Em um link dedicado a velocidade entregue deve ser rigorosamente a mesma da contratada, o que não acontece no caso da banda larga convencional. Além disso, o tempo de reposta para um chamado de manutenção também é muito menor, podendo variar entre 4 e 6 horas no máximo dependendo da região. Por ser um serviço diferenciado, a qualidade geral do atendimento em caso de emergências ou dúvidas também tem um nível superior, exclusivo. Todos esses aspectos são um ponto positivo a ser levado em consideração na hora de decidir entre a contratação de uma internet convencional ou um link dedicado.

 

Entre todos esses aspectos, o grande diferencial do link dedicado é a estabilidade, quanto uma empresa pode perder em uma queda de conexão? Seu sistema de vendas depende de uma conexão com a internet? Se sim, um dia ou muitas horas desconectado vai gerar quanta perda? Horas sem comunicação ou sem responder clientes podem afetar a imagem com o cliente ou mesmo atrapalhar negociações importantes? São perguntas cujas respostas podem ajudar a responder a dúvida deste post.

  

Simetria de banda 

A simetria de banda é garantida no link direto, o que quer dizer que a velocidade contratada é a mesma tanto para o download quanto para o upload. Uma velocidade de upload constante é muito útil, por exemplo, para chamadas em vídeo. Se você e seus colaboradores utilizam muito esse recurso pode ser interessante contar com uma velocidade de upload maior e mais estável para situações como essa.

 

O link dedicado, por outro lado tem um custo maior, um prazo de instalação e contratos mais longos. Por isso a decisão pela contratação do serviço deve levar em conta, também essas variáveis.

 

Em geral, você estará contratando um serviço melhor, mais confiável e estável ao escolher por um link dedicado, mas com um custo mais elevado em comparação à internet banda larga convencional. O ponto chave para tomar uma boa decisão a esse respeito é entender se os custos de uma possível oscilação na internet convencional, tanto os tangíveis quanto intangíveis, os últimos mais difíceis de calcular, ultrapassarão a diferença de preços entre a contratação de um link dedicado. Se os prejuízos de longas horas sem conexão forem muito grandes, talvez seja a hora de pensar no link dedicado, no fim das contas o barato pode estar saindo mais caro do que se imaginava!

 

Para contratar o serviço ou tirar mais dúvidas sobre o tema, entre em contato agora com um de nossos representantes pelo chat, o atendimento funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. Você também pode entrar em contato por telefone ou via formulário neste LINK.