Por que investir em um cloud backup é um bom negócio?

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:18

Quem está atento ao mercado sabe que a computação em nuvem tem se tornado uma peça indispensável na rotina do mundo corporativo. Quer um exemplo prático disso? Segundo um estudo da Gartner, 75% dos negócios já utilizam soluções em nuvem ou pretendem começar a utilizá-las ainda em 2017.

Nesse cenário de crescimento, cada vez mais empresas têm apostado em recursos da cloud para eliminar a complexidade, reduzir custos e otimizar processos. Um dos recursos mais utilizados para isso é o cloud backup.

Quer saber se vale a pena investir em cloud backup? Então acompanhe a leitura e entenda como essa solução pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio!

Como funciona o cloud backup

A premissa do cloud backup é simples de entender. Ao invés de armazenar dados corporativos em um data center físico  como acontece no modelo tradicional de backup local (on premise) , o cloud backup permite que você armazene os dados na nuvem.

Isso quer dizer que todos os dados são mantidos em uma infraestrutura remota (a cloud), podendo ser acessados a partir de qualquer dispositivo autorizado com acesso à internet.

Atualmente, existem dois modelos populares para a implementação do cloud backup. Eles são:

  • software-as-a-service (SaaS): esse modelo funciona como um aplicativo web nativo, podendo ser acessado por um navegador com acesso à internet. Sua infraestrutura é escalável, segura e geralmente é compartilhada entre os contratantes (com a devida divisão dos dados). A empresa que contratar o cloud backup no modelo SaaS vai pagar apenas pelos recursos que utilizar, normalmente por meio de assinaturas mensais;
  • cloud backup híbrido: é uma combinação entre o modelo de cloud backup e backup local. Nesse caso, o pagamento do serviço vai levar em consideração o consumo do cliente, com base em requisitos como capacidade e largura de banda.

Benefícios do cloud backup

Basicamente, o cloud backup oferece todas as funcionalidades do modelo de backup local, mas apresenta algumas vantagens a mais. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios dessa tecnologia:

Redução de custos com infraestrutura

Até aqui, você já entendeu que o cloud backup dispensa a necessidade de implementar um data center físico para manter os seus negócios funcionando. Como esse modelo armazena os dados na nuvem, seu investimento em infraestrutura local é próximo de zero.

Ou seja, sua empresa vai dispensar os principais gastos com infraestrutura, como a compra de hardware, mídias para backup e licenças de software, por exemplo. Além disso, sem precisar dispor de um servidor interno voltado especificamente para esse objetivo, você ainda economiza com aluguel de espaço físico, energia elétrica, manutenção de equipamentos e contratação de mão de obra especializada sempre que precisar de reparos.

Outro detalhe é que os softwares para o gerenciamento das cópias e restaurações de backup costumam vir inclusos no pacote da solução contratada  isto é, a empresa contratante dispõe dos softwares, mas paga apenas pelo espaço de armazenamento consumido.

Segurança contra danos físicos

Quando as informações mais relevantes do seu negócio são armazenadas em um ambiente local, elas estão susceptíveis a diversos tipos de danos físicos.

Alguns exemplos disso são a deterioração gradual das mídias de backup, o comprometimento de arquivos físicos por alta incidência de luz solar ou umidade, furtos, oscilações e queda de energia elétrica, danos durante o transporte de mídias ou até  em casos extremos  incêndios e inundações.

Muitas vezes, empresas que fazem backup local ainda se deparam com outro tipo de problema: as cópias armazenadas em outro lugar estão desatualizadas ou comprometidas para além da restauração.

Com o cloud backup, os imprevistos citados acima deixam de representar uma ameaça, já que seus dados estarão seguros em um ambiente remoto, livres de qualquer impedimento que possa comprometer o ambiente de TI da sua empresa. E mais: seu backup estará sempre disponível para acessos, a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Flexibilidade

O fato é que a cloud democratizou o acesso à tecnologia de ponta, permitindo que empresas de todos os portes usufruíssem de seus benefícios sem comprometer o orçamento.

Isso porque, como costuma acontecer com os serviços baseados na nuvem, o cloud backup é flexível o suficiente para acompanhar a escalabilidade da sua organização, seja ela uma pequena empresa ou uma grande multinacional.

Vamos supor que seus negócios estejam indo bem e você precise ampliar toda a sua infraestrutura de TI, incluindo o backup local. Para isso, você vai precisar investir na compra de novos equipamentos e mídia de backup, certo?

Acontece que, à medida que a tecnologia avança, os arquivos vão ocupando cada vez mais espaço de armazenamento, exigindo soluções de backup mais potentes e talvez custosas demais para o orçamento da empresa.

Para contornar esse problema, é comum que profissionais de TI retirem alguns arquivos das cópias de segurança ou reduzam o tempo de armazenamento para reutilizar as mídias, comprometendo a qualidade do backup.

Mas com o cloud backup não há limitação de armazenamento: se o volume de dados da empresa aumentar, basta incluir os novos arquivos nas cópias diárias e pagar apenas pelo volume utilizado, sem comprometer o orçamento da TI.

Facilidade de gestão

Manter um backup local implica em encaminhar diversos cuidados diários, como análise de relatórios, garantia de armazenamento seguro e troca regular de mídias.

Evidentemente, essas tarefas acabam ocupando bastante tempo das equipes de TI e abrem brechas para erros humanos, já que apenas um descuido com uma mídia pode comprometer toda a qualidade do backup.

Por outro lado, uma solução de cloud backup geralmente requer uma única configuração inicial, exigindo muito menos trabalho operacional das equipes. E a própria estrutura da cloud permite que você teste novos recursos, aplicativos e atualizações quase instantaneamente, oferecendo a flexibilidade e a escalabilidade necessárias ao ambiente de teste.

Outro detalhe relevante é que, ao migrar para a cloud, suas equipes de TI deixam de gerenciar diversos componentes (software, hardware e mídias de backup) e passam a focar em apenas uma solução. Isso tudo, claro, com o apoio especializado do próprio fornecedor contratado, responsável pela resolução de problemas sempre que você precisar.

E aí, gostou do post? Tem interesse em acompanhar mais conteúdo de qualidade sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter e receba as atualizações no seu e-mail!