Os diferenciais da internet corporativa

Autor: Telium Networks
Publicação: 22/07/2020 às 10:18

Existem alguns serviços cruciais que devem ser contratados para o funcionamento das atividades ao estabelecer uma empresa ou um negócio, entre eles, escolher a internet.

No entanto, na hora de contratar o serviço você se depara com algumas opções e nomenclaturas como: internet empresarial, internet corporativa, link dedicado entre outras possibilidades.

Alguns desses se referem exatamente à mesma coisa, mas, alguns lugares podem utilizar essas nomenclaturas para serviços distintos, por isso, preste atenção às especificações e não ao nome.

 

Internet corporativa x internet residencial

O primeiro ponto é, internet corporativa e empresarial são basicamente o mesmo serviço, enquanto a internet residencial é o serviço padrão que vemos em nossos lares.

Quando falamos sobre o diferencial, o principal deles é a estrutura por trás de um link corporativo.

Empresas possuem uma demanda de velocidade, dados e estabilidade muito maior do que uma residência.

 

Internet corporativa

Para garantir que uma empresa receba a velocidade, transferência de dados e estabilidade requeridas a internet corporativa utiliza um link dedicado.

Explicando por uma analogia, seria como se você tivesse uma rodovia particular entre uma cidade e outra.

Enquanto todos têm que pegar uma via pública para ir de uma cidade à outra, você tem a sua própria rodovia.

Nesse caso, você estará evitando congestionamentos, a pista será muito mais estável, sem buracos e a sua velocidade média será muito maior sem ter que se preocupar com outros motoristas.

O link corporativo funciona da mesma forma, só que digitalmente, quando uma empresa contrata o serviço, ela está contratando uma linha de internet particular que só ela e quem ela quiser podem utilizar.

Enquanto uma rede doméstica, por outro lado, utiliza uma mesma linha para vários acessos, e que eventualmente pode causar congestionamentos e lentidão (A fibra ótica já tem resolvido muito bem esses problemas nas redes domésticas, confira mais sobre o tema aqui.)

 

Internet Residencial

Diferentemente da internet corporativa, o link residencial tem uma infraestrutura menos complexa, velocidades menores e menor contenção de oscilações e instabilidades.

Mas isso não significa um serviço ruim e nem que a sua experiência como usuário será afetada.

As velocidades extremas de internets corporativas são desnecessárias em redes domésticas, uma vez que, para título de comparação, uma empresa de grande porte pode consumir em alguns minutos o que você consumiria em meses de uso de dados. Não faria sentido ter essas velocidades em redes domésticas que não fariam uso real, além do valor do link corporativo ser maior.

A rede de segurança e oscilação também não são realmente necessárias em um link doméstico, que muitas vezes pode passar pelo problema sem sequer notar que ele ocorreu, enquanto em uma empresa, pequenas oscilações podem significar alguns milhares a menos no balanço do fim do mês.

E claro, os links em fibra ótica modernos já fornecem uma experiência incrível para o uso doméstico, seja para serviços de streaming, jogos online ou a simples navegação.

Enfim, setores distintos tem necessidades distintas, geralmente. Como toda regra existem exceções e você pode ter a necessidade de uma internet corporativa na sua residência. A utilização de links dedicados vai além das grandes corporações.

 

Por que e quando utilizar links dedicados?

Como dissemos antes, o link dedicado tem diversas vantagens em relação aos links residenciais e pode atender algumas necessidades que o link residencial não atende.

·       Home Office: formato de trabalho do futuro e muito bem atendido pela internet doméstica, porém, alguns trabalhos, principalmente que envolvam TI podem exigir conectividade constante, rápida e segura, nesses casos, mesmo teletrabalhadores podem necessitar de um link dedicado.

·       Streamers: essa é uma profissão muito nova, porém, quem trabalha com o setor sabe que uma queda ou problemas com a internet podem comprometer a rentabilidade do canal, tornando um link dedicado uma opção atrativa, principalmente para aqueles streamers que transmitem por diversas horas seguidas.

·       Eventos: talvez um dos setores mais complexos e exigentes para links de internet, grandes eventos não podem se dar ao luxo de se arriscar com links comuns, principalmente àqueles envolvendo tecnologia, podem ser mostras de produtos ou eventos populares com a campus party e BGS (Brasil Game Show). Aqui a demanda é extremamente alta e um problema de conexão pode significar o fracasso do evento.

 

Qual serviço contratar?

Nem todos estão nos extremos em que suas necessidades são óbvias, por isso é importante entender qual a sua demanda, quais os riscos e prejuízos que problemas comuns de conexão, como instabilidade podem trazer para você e optar por um serviço adequado.

Sabemos que este é um processo complexo e por isso temos uma equipe capacitada para te atender e oferecer o melhor serviço disponível para as suas necessidades.

Entre em contato com a Telium e solicite um orçamento.