O que esperar da tecnologia 5G? Entenda os impactos no setor de TI das empresas

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:43

Nos últimos anos temos visto as recentes evoluções da tecnologia e seus impactos direto nas empresas. As companhias, por menores que sejam tem condições de competir com gigantes do mercado graças as novas tecnologias. Umas das promessas para um futuro próximo é a tecnologia 5G!

O mercado mobile tem crescido muito no mundo e no Brasil não é diferente. A quinta geração da telefonia móvel promete nos trazer muito mais rapidez, flexibilidade e aumento de produtividade. Neste artigo vamos demonstrar o que esperar da tecnologia 5G e quais serão os principais impactos no setor de TI das empresas.

Telefonia móvel no Brasil

O Brasil é o 5º colocado em países “viciados” em smartphones, que utilizam apps mais de 60 vezes por dia, segundo uma pesquisa realizada pela Flurry, empresa americana de consultoria em TI.

Estes dados refletem uma evolução da telefonia móvel no Brasil, desde o lançamento do primeiro celular, o Motorola PT-550. Passando pela era do início dos smartphones em 2007 até agora. Segundo pesquisa recente da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil conta hoje com um smartphone para cada habitante do país. Ou seja, são cerca de 198 milhões de dispositivos móveis e a expectativa é que daqui a dois anos este número esteja em 236 milhões de smartphones.

A tecnologia 5G

O que esperar da quinta geração da telefonia móvel agora que as empresas ainda nem terminaram a instalação da cobertura 4G em todo o país? Em pouco tempo estará disponível a revolucionária tecnologia 5G, já priorizada por países como EUA e Japão na busca por melhores conexões e escalabilidade de rede.

Para que você tenha uma ideia geral sobre o 5G, vamos apresentar algumas questões sobre esta tecnologia:

1. O que é 5G?

Prevista para ser lançada oficialmente em 2019, e no Brasil em 2020, a quinta geração da telefonia móvel é um novo padrão de comunicação em banda larga sem fio com o intuito de entregar uma maior velocidade, cobertura e recursos já entregues pela atual tecnologia LTE-4G.

2. Qual a velocidade que se espera?

As conexões esperadas com a implementação do 5G podem alcançar até 100 vezes a velocidade das atuais. Com isso podemos esperar downloads mais rápidos que a fibra ótica. Um filme de 1Gb, por exemplo, poderá ser totalmente baixado em apenas 10 segundos.

3. Qual é a latência do 5G?

Uma revolução proposta pela tecnologia 5G é em relação à latência da conexão, além de maior velocidade de download e upload, diminuí-la trata-se de minimizar o tempo de resposta de um aparelho quando recebida uma ordem. Quanto menor o tempo de resposta, mais rápido o aparelho reagirá às interações à distância. Isso pode facilitar muito uma videoconferência ou até mesmo o controle remoto de equipamentos, como carros teleguiados.

Possibilidades de mercado

É preciso se preparar para o futuro, segundo uma pesquisa realizada pela Ixia, provedora de soluções de teste, visibilidade e segurança, com cerca de 300 executivos de grandes empresas, 96% das companhias estão se preparando para alavancar rapidamente a tecnologia 5G.

Dessas empresas, cerca de 83% tem projetos para implantar tecnologia 5G em menos de 24 meses, e 34% esperam já utilizar seus projetos em menos de 12 meses. Como você pode observar nestes dados, mesmo sendo uma tecnologia ainda em desenvolvimento, várias companhias já tem planos de utilizá-la em um futuro próximo. Porém, quais são as aplicações para a tecnologia 5G?

Entre os principais itens apontados na pesquisa pelos gestores para a busca rápida da implementação do 5G nas empresas são flexibilidade e escalabilidade de rede, demanda dos clientes e liderança de mercado.

Ao falarmos de uma tecnologia de telefonia móvel, podemos ter a ilusão que o único ganho será em rapidez de acesso, mas ao pensarmos um pouco sobre o assunto, poderemos observar o número imenso de avanços que podem ser obtidos por meio da aplicação dessa inovação.

A utilização das redes 5G podem ser fundamentais para a fomentação e de casos de uso de robotização, jogos imersivos, cirurgia remota, direção autônoma, vídeos de ultra-definição, automatização de processos industriais, dentre outros.

Segundo a Comissão Européia, esperam-se com a implementação do 5G, um investimento de 56 bilhões de euros em 2020, que implicará na geração de riqueza na casa dos 141 bilhões de euros e contribuirá para a criação de 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos.

A internet das coisas

IoT(Internet of Things), é um dos mercados que mais irá se beneficiar da implementação da tecnologia 5G. Com a diminuição da latência ofertada pelo novo padrão de conexão sem fio, será possível aprimorar os projetos de internet das coisas. Onde não só computadores e smartphones estarão conectados a rede mundial, como também, carros, equipamentos vestíveis e aparelhos domésticos.

O conceito de IoT é muito simples, é conectar todo aparelho com a internet, possibilitando que ele se comunique com outros dispositivos. O IoT é uma grande rede de “coisas” conectadas entre si, buscando atender as demandas de seus proprietários. Desta maneira os relacionamentos na rede ocorrerão entre pessoas, pessoas e coisas e entre coisas sem interferência humana.

Atualmente a rede conta com 7 bilhões de aparelhos conectados à rede, segundo a americana Gartner, e com a popularização da internet das coisas com o 5G espera-se que este número chegue a 20 bilhões em 2020. Assim como os dispositivos móveis, desenvolver soluções para esta nova realidade é um grande novo mercado de possibilidade e novos negócios.

As possibilidades podem ser um pouco difíceis de imaginar em um primeiro momento, como sua cafeteira poderá entrar em contato com seu smartphone para acessar seu GPS e saber que horas você chegará em casa para preparar um café quentinho para você!

O 5G é uma tecnologia para o amanhã, porém o futuro é logo ali adiante e se preparar para o que vem por aí pode alavancar sua empresa para um patamar muito mais alto do que ela se encontra hoje. A tecnologia 5G veio para facilitar as conexões e auxiliar no desenvolvimento de novas soluções para a rotina das companhias. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e permita que seus amigos e colegas também vislumbrem uma parte do futuro!