O Progresso do ESG

Autor: Telium Networks
Publicação: 24/02/2023 às 11:00

ESG é a sigla da moda para as grandes empresas e tem ganho grande relevância nos processos internos e na comunicação externa com o público. Afinal, tange um aspecto crucial que influencia diretamente na vida de todo mundo.

Quando nossas mães dizem que “não somos todo mundo”, nesse caso, especificamente, podemos dizer que isso não se aplica. Somos, literalmente, todo muno.

 

O que é ESG?

Do inglês “Environmental, Social e Corporate Governance” ou Governança Social, Ambiental e Corporativa se refere ao conjunto de padrões e boas práticas que visam definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerida.

O ESG quando aplicado irá influenciar em toda cultura empresarial, de como ele influencia na sociedade em que está inserida, no cuidado com seus funcionários e nos impactos ambientais que ela causa.

Por isso, quando falamos que o ESG influencia todo mundo, não estamos exagerando, uma vez que o mundo, como ele é organizado hoje, é regido diretamente pela capacidade das empresas em atenderem às necessidades do público e como consequência, a governança das mesmas irá influenciar diretamente na sociedade como um todo.

 

A importância do ESG

Empresas não são imunes ao tribunal do público e seguir um curso errado de ações pode destruir completamente a reputação de uma grande companhia, causando prejuízos significativos em suas finanças e mercado de atuação.

A isso, une-se o fato de que vivemos na era da informação e quaisquer deslizes são prontamente divulgados ao mundo inteiro.

Por isso, manter-se nas graças do público é uma necessidade sem escapatória, o que obriga até mesmo as empresas mais predatórias a incorporarem políticas de boas práticas.

O ESG está efetivamente aposentando modelos ultrapassados de produção e administração, modernizando as companhias mais antigas.

 

Resultados do ESG

Um bom desempenho ESG geralmente é associado a empresas mais saudáveis financeiramente, com menor risco de problemas regulatórios e maiores oportunidades de crescimento. Além disso, uma boa reputação ESG pode aumentar a lealdade dos clientes e a satisfação dos funcionários.

Por outro lado, más práticas ESG podem resultar em custos ambientais, sociais e reputacionais, além de afetar negativamente o desempenho financeiro. Empresas com baixo desempenho ESG podem enfrentar maiores dificuldades em obter financiamento e atrair investidores.

Em resumo, o desempenho ESG é cada vez mais importante para empresas e investidores, e boas práticas ESG são indicadores de empresas saudáveis e responsáveis.

 

Como implementar boas práticas de ESG

Implementar boas práticas de ESG em uma empresa pode ser desafiador, mas também pode trazer muitos benefícios. Algumas dicas para implementar boas práticas de ESG incluem:

·       Defina metas claras e mensuráveis de ESG.

·       Engaje funcionários, parceiros e stakeholders na implementação dessas metas.

·       Integre as práticas ESG em todos os aspectos da empresa, incluindo operações, estratégias, cultura e comunicação.

·       Mantenha transparência e integridade em relação aos resultados ESG.

·       Colabore com outras empresas e organizações para fortalecer a indústria e promover práticas ESG.

Implementar boas práticas de ESG pode ser um processo de longo prazo, mas é importante para a sustentabilidade da empresa e para construir relacionamentos de confiança com investidores, clientes e funcionários. Ao investir em boas práticas ESG, as empresas podem construir uma reputação positiva, aumentar a lealdade dos clientes e atrair investimentos responsáveis.