O Impacto da Infraestrutura de TI em robótica e automação

Autor: Telium Networks
Publicação: 21/04/2023 às 11:00

A infraestrutura de TI é uma das áreas mais críticas para as empresas atualmente; é responsável por garantir que os sistemas e serviços tecnológicos estejam disponíveis e funcionando corretamente para suportar as operações diárias do negócio. Já a robótica e automação são áreas em constante evolução, que têm mudado a forma como as empresas operam e produzem.

A interação entre infraestrutura de TI e robótica e automação tem crescido cada vez mais, uma vez que as empresas têm se dado conta de que a integração dessas áreas pode gerar benefícios significativos para o negócio.

 

Vantagens

Uma das principais vantagens da robótica e automação na infraestrutura de TI é a redução de custos e aumento da eficiência operacional. Com a utilização de robôs e sistemas automatizados, é possível reduzir o número de funcionários necessários para a execução de tarefas rotineiras, além de diminuir o tempo gasto nessas atividades.

Além disso, a robótica e automação também trazem benefícios significativos para a infraestrutura de TI das empresas. Com o uso de sistemas robóticos e automatizados, é possível reduzir o tempo e o esforço necessários para executar tarefas rotineiras, permitindo que os profissionais de TI se concentrem em atividades mais estratégicas.

Por exemplo, um sistema de automação pode realizar backups de dados e atualizações de software de forma automática e regular, sem a necessidade de intervenção humana. Isso permite que os profissionais de TI se concentrem em atividades mais complexas e de maior valor agregado, como análise de dados, desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e implementação de projetos de inovação.

 

Segurança

Outra forma como a robótica e automação podem influenciar a infraestrutura de TI é por meio da melhoria da segurança e confiabilidade dos sistemas. Com a utilização de sistemas robóticos e automatizados, é possível monitorar e controlar os sistemas de forma mais precisa e eficiente, reduzindo a possibilidade de erros humanos e aumentando a segurança das operações.

Além disso, a robótica e automação também podem ser utilizadas para otimizar a infraestrutura de TI existente, aumentando a capacidade de processamento e armazenamento de dados. Por exemplo, um sistema robótico pode ser utilizado para gerenciar o fluxo de dados e garantir que os servidores estejam operando com a capacidade máxima, aumentando a eficiência do sistema e reduzindo o tempo de inatividade.

 

Planejamento

No entanto, é importante destacar que a implementação de robótica e automação na infraestrutura de TI deve ser feita de forma cuidadosa e planejada. É preciso avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios de cada iniciativa, além de garantir que os sistemas estejam em conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis.

Além disso, é necessário investir em treinamento e capacitação dos profissionais de TI para que eles possam utilizar os sistemas robóticos e automatizados de forma eficiente e segura. A falta de qualificação pode resultar em erros e problemas de segurança, comprometendo a integridade dos sistemas e a operação do negócio.

 

Setor em crescimento

A robótica e a automação estão rapidamente se tornando uma das áreas mais importantes da indústria atual. É um setor em rápido crescimento e que tem o potencial de mudar a forma como vivemos e trabalhamos. Ao mesmo tempo, a infraestrutura de TI é a espinha dorsal da tecnologia moderna. É o sistema que permite que as informações fluam rapidamente e que as tecnologias funcionem de maneira eficiente.

As duas áreas têm uma forte influência uma sobre a outra. A robótica e a automação dependem da infraestrutura de TI para operar com eficácia, enquanto a infraestrutura de TI depende da robótica e da automação para tornar os processos mais eficientes e econômicos.

A automação industrial é um dos principais exemplos de como a robótica e a infraestrutura de TI trabalham juntas. As fábricas modernas usam robôs e outros sistemas automatizados para melhorar a produção e a eficiência. Isso só é possível devido à infraestrutura de TI que permite que os sistemas se comuniquem e compartilhem informações em tempo real.

A automação também está presente em muitos outros setores, como finanças, saúde e transporte. A robótica está sendo usada para automatizar tarefas repetitivas e perigosas, como inspeções em áreas de risco e em espaços confinados.

No entanto, a automação e a robótica também estão mudando a infraestrutura de TI. A proliferação de sensores e dispositivos IoT (Internet das Coisas) está gerando uma grande quantidade de dados que precisam ser processados e analisados em tempo real. Isso requer uma infraestrutura de TI poderosa e escalável capaz de lidar com grandes volumes de dados e processá-los rapidamente.

Além disso, a automação está criando novas demandas de infraestrutura de TI, como a necessidade de uma rede de comunicação mais rápida e confiável. Os robôs precisam se comunicar com outros sistemas em tempo real para coordenar suas atividades e evitar colisões.

A robótica e a automação também estão influenciando a segurança cibernética. Os robôs e sistemas automatizados são vulneráveis ​​a ataques cibernéticos, e a segurança cibernética se tornou uma grande preocupação para as empresas que dependem dessas tecnologias. Isso está levando a um aumento na demanda por especialistas em segurança cibernética, bem como a um aumento nos investimentos em tecnologias de segurança cibernética.

Essas áreas estão mudando a forma como pensamos sobre a infraestrutura de TI. À medida que essas tecnologias se tornam mais avançadas e proliferação em diferentes setores, a demanda por infraestrutura de TI escalável, confiável e segura aumentará. As empresas precisarão investir em novas tecnologias para garantir que possam atender às demandas da automação e robótica, enquanto mantêm seus sistemas de TI seguros e eficientes.