Motivos para ter servidor escalável em 2023

Autor: Telium Networks
Publicação: 03/02/2023 às 11:00

Em um mundo perfeito, toda empresa teria uma bola de cristal para prever suas demandas e se preparar de acordo, sem excedentes e sem faltas.

Infelizmente, a famigerada bola de cristal é apenas um item imaginário, mas graças às tecnologias mais modernas podemos prever situações possíveis e nos preparar da melhor forma possível.

 

Escalabilidade

Um sistema escalável é definido por sua capacidade de se adaptar a novos contextos de tamanho e/ou volume para atender às necessidades do usuário. Enquanto escalabilidade é definida pela habilidade de funcionar bem em situações redimensionadas.

Por exemplo, se um sistema, ao ser movido de um ambiente menor para um maior, conseguir alinhar o uso de recursos para extrair o melhor desempenho, ele poderá ser considerado escalável.

 

Porque ter um sistema escalável

Se você é um empreendedor ambicioso, certamente espera que seu negócio cresça e investe ativamente para isso. E se você estiver investindo corretamente, é esperado um aumento no tráfego virtual da sua empresa, o que irá resultar em maior demanda do seu servidor.

Ter um sistema escalável significa que seu sistema pode ser facilmente adaptado para o novo cenário e irá continuar operando com o máximo desempenho.

Do contrário, um sistema estático, sem a possibilidade de escalar irá, muito provavelmente, colapsar pela incapacidade de suportar o tráfego crescente de dados.

Esse tipo de ocorrência pode e muito provavelmente irá impactar diretamente no desempenho da atividade da empresa, o que irá se refletir na confiabilidade dela para seus clientes e/ou colaboradores.

 

Benefícios de um sistema escalável

Além do óbvio benefício de adaptabilidade à demanda, existem outros fatores importantes que podem beneficiar quem opta por um sistema escalável:

 

1 – Redução de falhas: em um sistema escalável existem atualizações e monitoramento de processos constantemente, tornando possível prever e alocar recursos de maneira mais eficiente. Outro detalhe importante é a produção de relatórios relevantes às estratégias empresariais, garantindo a redução no índice de erros;

 

2 – Redução de custos com infraestrutura: por disponibilizar os recursos de acordo com as demandas da empresa, a contratação de um sistema escalável irá impactar diretamente nos gastos com treinamentos, manutenções, equipe, equipamentos e até mesmo na necessidade de um departamento de TI próprio.

 

3 – Eficiência de processos:  ter um único sistema integrado facilita a comunicação entre equipes e processos, o que pode gerar ganhos significativos de desempenho;

 

4 – Segurança: acidentes acontecem e proteção nunca é excessiva. Com essas palavras em mente podemos elencar uma série de benefícios de segurança para empresas que contam com serviços escaláveis:

·        Infraestrutura remota: por utilizar tecnologia de nuvem, todo o equipamento de hardware fica em uma instalação apropriada e preparada para lidar com qualquer emergência física. Além, é claro, de contar com diversos níveis de redundância;

·        Suporte dedicado: ao contratar um sistema escalável, você contratará toda a estrutura, know how e experiência de uma empresa dedicada àquela atividade, contando com suporte de altíssimo nível dedicado à sua conta;

·        Monitoramento constante: com uma equipe de dedicada, as rotinas de segurança são realizadas de maneira rigorosa e quaisquer erros ou vulnerabilidades são prontamente corrigidas;

·        Backups: uma opção que muitas empresas fornecem junto aos seus serviços é a possibilidade de contar com diversos níveis de back-up com disponibilidade 24 horas;

·        Redundância: empresas especializadas em sistemas de nuvem e escaláveis contam com diversos níveis de redundância para garantir a disponibilidade de acesso integral aos seus clientes.

 

As vantagens da utilização desse tipo de serviço são significativas e podem fazer uma diferença significativa nos serviços da sua empresa!

Se você possui dúvidas sobre o tema ou busca soluções de TI modernas e eficientes, entre em contato com a TELIUM e fale com nossa equipe especializada!