Monitoramento de redes – Porque sua empresa precisa disso!

Autor: Telium Networks, 11/02/2022 às 11:00
Monitoramento de redes – Porque sua empresa precisa disso!

Monitoramento de redes não é um assunto novo aqui no blog, aliás, é um dos temas mais recorrentes e importantes que temos para tratar, especialmente com a epidemia de ataques virtuais e vazamento de dados que tivemos em 2021.

Se você leu nosso artigo sobre os maiores vazamentos de dados de 2021, sabe que o problema não é pequeno e que sem um monitoramento de redes adequado, alguns desses casos poderiam ter sido muito, muito piores.

Não que mais de 7 bilhões de arquivos vazados já sejam ruins o suficiente (considerando apenas a soma dos casos que destacamos no artigo), mas é melhor para nós, eu, você e todo proprietário de informações pessoais que essas ocorrências sejam mantidas no mínimo possível.

Por isso, vamos explorar os motivos pelos quais a sua empresa precisa disso!

 

Por que vazamentos de dados ocorrem?

Respondendo de maneira bem simples e direta, eles ocorrem porque existem pessoas que querem esses dados o suficiente para quebrarem a Lei para obtê-los. E quando alguém está disposto a violar a Lei por algo, pode ter certeza que o objetivo não é utilizar essa informação de maneiras legítimas.

Informação é poder e quando você possui as informações pessoais de alguém, indo do nome até os dados de cartão de crédito, existe muito que você pode fazer para obter vantagens com isso. Por isso, existe todo um mercado no submundo da internet onde essas informações são negociadas e às vezes até mesmo distribuídas.

O importante aqui é ressaltar que as suas informações ou as de seus clientes têm um potencial significativo de dano e não devem cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

 

Como esses vazamentos ocorrem?

Existe uma série de fatores que pode culminar em um vazamento de dados.

  • Erro humano: o mais simples deles é a falha humana, seja por imperícia ou negligência, esse é um dos fatores mais comuns em diversos casos de vazamentos de dados, por isso, é importante ter uma equipe competente, bem treinada e protocolos de conduta sempre atualizados;
  • Infraestrutura desatualizada: atualizações de sistemas são extremamente necessárias para corrigir falhas e vulnerabilidades, negligenciar isso é o mesmo que deixar várias portas abertas para visitas indesejadas, uma vez que quanto mais velho o sistema, mais conhecidas suas vulnerabilidades ficam;
  • Força bruta: esse é o tipo de caso mais célebre e também um dos mais raros, em que um hacker extremamente habilidoso invade um sistema protegido apenas com suas habilidades. Bonito nos filmes, raramente ocorre na vida real porque não compensa o esforço, ainda mais com tantas opções cheias de vulnerabilidades por aí;
  • Invasão assistida: no ápice das atividades ilegais relacionadas aos vazamentos de dados estão os casos de invasões assistidas, que consiste no auxílio de um empregado da própria empresa criando vulnerabilidades ou fornecendo acessos aos usuários maliciosos.

 

A importância do monitoramento de rede

Quando um vazamento de informações ocorre, não significa que a empresa detentora desses dados será prontamente informada e poderá tomar medidas para conter o problema. Muitas vezes, os vazamentos podem seguir por muito tempo até que a empresa tome conhecimento de que suas informações foram vazadas na rede ou até que a falha de segurança seja identificada.

Por isso, muitos casos de vazamentos foram identificados durante rotinas que identificaram as falhas na segurança e puderam evitar que danos maiores fossem causados.

Enquanto a importância do monitoramento fica evidente nas medidas reativas, sua eficiência em medidas preventivas não toma as manchetes dos jornais.

Afinal, dizer que foram vazados mais de 500 milhões de registros individuais do Facebook é um título muito mais chamativo do que dizer que em um monitoramento de rotina o Facebook encontrou uma falha que poderia ter causado algum dano.

Sendo precisamente na prevenção que o monitoramento cumpre seu papel mais ativo.

O monitoramento de redes é essencial para toda e qualquer empresa, por isso, se você ainda não está fazendo na sua, agora é a hora para conhecer as soluções ideais para você

Entre em contato com a TELIUM e saiba o que a nossa equipe pode fazer por você!

 

 

 

Nuvem de tags