Fibra ótica, confiabilidade para sua conexão

Autor: Telium Networks
Publicação: 10/11/2019 às 12:00
Fibra ótica, confiabilidade para sua conexão

A fibra ótica já é uma realidade há muitos anos e revolucionou a velocidade de transmissão de dados via cabeamento no mundo, porém, apesar de parecer para muitos de nós uma inovação tecnológica recente, sua origem data do século retrasado.

 

O primeiro ser humano a conseguir “dobrar” a luz foi o físico John Tyndall, em 1870. Em seu célebre experimento, Tydall utilizou um objeto opaco, furado e preenchido com água, para demonstrar a uma plateia de observadores a luz seguindo o caminho que o físico desejava. Infelizmente, a técnica não mostrou nenhuma utilidade prática na época.

 

Pouco mais de 100 anos depois, os trabalhos de Narinder Singh Kapany e de Charles Kao se complementaram para criar o material que permitiu ao mundo se conectar de maneira instantânea, a fibra ótica. Kapany é o criador da fibra ótica, depois de pesquisar inúmeros materiais diferentes conseguiu chegar à formula ideal entre refração máxima e mínima e maleabilidade, porém, achou utilidade para a fibra apenas como suporte em cirurgias médicas. Foi aí que Charles Kao teve a ideia de utilizar o material para transmitir chamadas de telefone.

Por sua composição, a fibra ótica, que é composta por vidro ou plásticos especiais, é um condutor de altíssimo rendimento de raios de luz, imagens ou impulsos elétricos codificados, e não sofre interferência eletromagnética. Então, a partir daí a evolução não parou mais.

 

Provada a eficiência da fibra ótica para a transmissão de dados, o mundo passou a utilizar a tecnologia no seu cotidiano. Primeiro com as grandes redes de telefonia nos Estados Unidos, até a instalação dos cabos submarinos intercontinentais que hoje formam a grande rede de comunicação global, até a disseminação das fibras para o uso em redes locais, regionais e nacionais de internet ao redor do mundo.

 

Atualmente, as tecnologias mais recentes permitem que um mesmo cabo transmita mais de uma informação ao mesmo tempo, o que faz com que a quantidade e a qualidade dos dados trocados, além de sua velocidade, fique cada vez maior.

 

Todas os serviços da Telium contam com a mais alta tecnologia quando o assunto é envio e recebimento de dados, segurança da informação, conectividade e comunicação, estamos sempre antenados em todas as novidades do setor para oferecer um atendimento dentro de padrões de excelência.

 

Para tirar dúvidas ou contratar um de nossos serviços, entre em contato agora com um de nossos representantes pelo chat, o atendimento funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. Você também pode entrar em contato por telefone ou via formulário neste LINK.