Fibra óptica e os motivos para migrar

Autor: Telium Networks
Publicação: 12/03/2020 às 12:00

A utilização da internet e redes internas é parte essencial de qualquer companhia moderna, de microempreendedores até megacorporações, uma infraestrutura de rede estável pode ser um grande fator no balanço no final do mês, fruto de aumento de produtividade com o uso da fibra ótica.

Atualmente a melhor tecnologia disponível de conexão é a rede em fibra óptica, a simples mudança do cabeamento tradicional para um em fibra aumenta significativamente a capacidade que a rede tem de suportar usuários, velocidade de acesso a recursos, além de segurança e estabilidade.

Migrar para uma rede de fibra óptica é um ótimo passo a se tomar pensando na infraestrutura da sua empresa e o ponto inicial para a ampliação dos seus serviços.

Entenda um pouco mais das vantagens dessa migração:

1 – Fim dos gargalos: A maior capacidade de usuários e informações das redes de fibra óptica representa uma maior qualidade nas aplicações que dependem da internet para seu uso.

2 – Amplitude de Banda: Existem diversos serviços que exigem grande quantidade da banda da rede e podem ser usadas sem preocupações com sobrecargas de rede, sendo muito mais eficiente que as outras tecnologias no mercado.

3 – Imunidade: Enquanto cabos coaxiais são suscetíveis a possíveis interferências eletromagnéticas, a rede em fibra está imune a esses problemas, garantindo a estabilidade da rede e evitando quedas inesperadas de sinal.

4 – Baixa latência: O atraso que um pacote de dados sofre ao mover-se do ponto A ao ponto B é conhecida como latência, um fenômeno que pode prejudicar consideravelmente a experiência do usuário, especialmente em downloads e uploads. Nesses casos, a rede em fibra é muito menos suscetível a esse tipo problema.

5 – Integridade de sinal: Quanto mais distante do provedor, menor a qualidade do sinal de internet. Um caso que se aplica somente às redes tradicionais, enquanto as redes em fibras não sofrem com esse tipo de problema. Mesmo em grandes distâncias o sinal irá continuar com uma boa intensidade.

6 – Possibilidade de expansão de serviços em nuvem: Para quem busca escalar seus produtos, as características da rede em fibra são excelentes quando comparadas às redes tradicionais. A maior capacidade de banda, conexões simultâneas, menor latência e melhores velocidades são excelentes para quem busca expandir um serviço de nuvem sem instabilidades.

7 – Facilidade de instalação: Com custos de implantação e manutenção cerca de 70% mais baratos, a fibra é a melhor opção para upgrades ou novas redes, uma vez que os antigos cabos de cobre são demasiadamente grandes e pesados para uma utilização eficiente quando comparado aos cabos de fibra óptica.

As redes de fibra ótica apresentam inúmeras vantagens e certamente é uma evolução natural na utilização de redes, não havendo motivos para utilizar tecnologias ultrapassadas se você tem a oportunidade de contar com uma opção mais moderna e eficiente.