Ferramentas para monitoramento de nuvem.

Autor: Telium Networks, 25/06/2021 às 11:00

A mudança para a nuvem é praticamente inevitável, uma vez que os custos, versatilidade e escalabilidade da tecnologia trazem vantagens consideráveis para uma grande parte das empresas no mercado.

De fato, como já discutimos antes nesse blog, exceto em casos em que a empresa necessite especificamente de outras tecnologias, a grande maioria das vezes as vantagens da nuvem serão dominantes sobre outras tecnologias.

Evolução da nuvem

Com a constante migração de empresas para a nuvem, as arquiteturas que essas projetam cresce em relação ao número de usuários e consequentemente a complexidade aumenta e o monitoramento de forma contínua da nuvem, análise de tráfego e o comportamento das soluções tornam-se imprescindíveis para a organização.

Papel do monitoramento

O monitoramento da nuvem está muito além de informações como ping, delay e estado. Para que a equipe de TI possa tomar decisões críticas e estratégicas as ferramentas de análise precisam fornecer informações detalhadas para a análise de problemas de design de rede, aplicativos e fluxo de dados.

Com base nas informações geradas pela ferramenta de monitoramento, a equipe de TI consegue ter uma visão abrangente da infraestrutura e operar de maneira efetiva na execução de aperfeiçoamento, tomando sempre as melhores decisões.

Pontos de monitoramento

Utilizar uma ferramenta adequada e conhecer a arquitetura da solução de hospedagem em nuvem é um ponto crítico para um monitoramento eficiente, com algumas áreas exigindo atenção constante:

Infraestrutura de rede: sem a estrutura de comunicação a viabilização de operações é impossível e a empresa pode, literalmente, parar. Por isso é importante ter um diagnóstico completo de toda a infraestrutura de rede e a definição do que deve ser monitorado, como as prioridades de processamento, links de internet (principal e redundante), roteadores switches entre outros serviços utilizados pela empresa.

Hardware e Software: disponibilidade, performance, delay, atualizações e saúde dos componentes são fatores essenciais que impactam diretamente no desempenho das operações e uma análise completa desses fatores pode ajudar a prever problemas, pontos sensíveis e necessidade de atualização.

Banco de Dados: das pequenas às grandes empresas, informação é um componente vital de operação e perda de dados podem gerar prejuízos monstruosos. Por isso, é importante monitorar o estado, disponibilidade e backups desses dados.

Segurança: vulnerabilidades podem ter um impacto inicialmente silencioso, mas que podem comprometer facilmente a operação de uma empresa. Identificar vulnerabilidades e integridade dos dados é uma tarefa essencial, uma vez que falhas na segurança de dados pode gerar prejuízos financeiros e de reputação.

Softwares empresarias: responsáveis por atender clientes e funcionários, estar a par do que ocorre com esses aplicativos ajuda a manter o desempenho de operações. Normalmente os fornecedores desse tipo de software têm equipes especializadas de suporte que auxiliam o contratante caso problemas sejam identificados.

Ferramenta de monitoramento

Existe algumas opções de mercado para ferramentas de monitoramento. Na Telium, por exemplo, utilizamos o Unity, um software pago, de código fechado e proprietário, o que garante a qualidade de serviço e a capacidade que temos de fornecer opções e soluções para nossos parceiros.

A escolha de uma tecnologia confiável pode ser a diferença entre identificar problemas em um prazo viável de solução, evitando que prejuízos ocorram.

Nuvem de tags