Entenda como funciona o Firewall e garanta a segurança da empresa

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/01/2019 às 08:56

Uma infraestrutura de cibersegurança eficiente é mais do que um simples gasto para qualquer empresa: é uma questão estratégica. Hoje, uma rede segura é um diferencial para estabelecer parcerias comerciais, pois a troca de dados sensíveis entre organizações é cada vez mais intensa. Nesse sentido, uma barreira de proteção robusta começa por um bom Firewall.

Entretanto, é natural ter algumas dúvidas sobre como essa ferramenta funciona. Afinal, você sabe exatamente quais são as funções de um Firewall na defesa da sua infraestrutura de TI?

Reunimos neste post tudo o que você deve saber sobre o assunto. Confira!

Firewall: a "parede de fogo" da sua rede

A tradução livre para Firewall é "parede de fogo". O nome não é à toa: sua primeira função é proteger o sistema contra ameaças provenientes de outras redes. No entanto, é preciso ter atenção para não confundir seu funcionamento com o de outras soluções como o antivírus, pois cada uma age de uma maneira diferente.

Quando há uma conexão entre um terminal da empresa — um computador ou dispositivo qualquer — e outra rede, como a internet, é aberta uma porta que representa um alvo em potencial para ameaças cibernéticas. O acesso indevido pode levar à rede um cavalo de Troia ou keyloggers, que atacam por meio de falhas de segurança, por exemplo.

A função do Firewall é barrar esse tipo de ameaça. Vale destacar que seu funcionamento é distinto de outras soluções de segurança como antivírus e antispam. Cada uma tem um modo de operação e focos diferentes, ainda que o objetivo geral seja proteger a rede em questão.

As funcionalidades do Firewall

A segurança oferecida pelo Firewall contra ameaças externas é feita com base em algumas funções. Vamos agora às principais.

Controle de serviço

Essa função determina os tipos de serviços da internet que podem ser acessados, sejam eles de entrada (pacotes de dados que são recebidos), sejam de saída (pacotes de dados que são enviados). Um bom exemplo de aplicação desse controle é o acesso a sites como Facebook e Gmail.

Esses serviços podem não estar disponíveis quando a conexão é feita via Wi-Fi da empresa, caso o Firewall tenha sido configurado para barrar esses sites.

Controle de usuário

O controle de usuário determina o que cada pessoa pode acessar na rede, de acordo com seu nível de autorização. Em geral, o recurso é aplicado a usuários dentro do perímetro do Firewall, mas também pode abranger usuários externos que acessam a rede interna.

Algumas empresas adotam, por exemplo, políticas de filtragem de conteúdo na web de acordo com o departamento ou o cargo de cada funcionário.

Controle de comportamento

Uma função mais específica é o controle de comportamento. Resumidamente, ela gerencia como certos serviços são utilizados. O Firewall pode filtrar e-mails, por exemplo, para eliminar spam, ou limitar o acesso externo a apenas uma parte das informações de um servidor web local.

Controle de direção

Essa funcionalidade também é de caráter mais específico, pois determina a direção na qual as solicitações de serviço podem ser iniciadas. Com isso, o Firewall pode barrar, por exemplo, uma solicitação feita por um usuário externo para acessar informações restritas no servidor.

Os riscos de não contar com um bom Firewall

A informação é hoje um verdadeiro ativo das empresas, pois ela é utilizada para gerar valor para os negócios. Com isso, a cibersegurança passou a garantir mais competitividade, podendo influenciar até mesmo no desempenho de outros departamentos além da TI.

Para isso, é fundamental contar com uma política de segurança que promova o bom comportamento dos funcionários e fortaleça as barreiras digitais de proteção — o que começa por um Firewall de confiança.

Um erro comum das empresas é manter um Firewall básico, que não seja profissional. Isso expõe a rede a uma série de ameaças mais potentes como ransomwares (que são utilizados para sequestros de dados), spywares e keyloggers.

São softwares maliciosos (malwares) que podem causar estragos enormes na rede, interrompendo a operação da empresa e colocando em risco até mesmo os dados dos parceiros e clientes. Além do prejuízo financeiro, o caso pode ir parar na justiça por violação de sigilo de informações confidenciais.

Para se ter uma ideia, uma em cada 5 pequenas empresas vai à falência após um ataque ransomware. Portanto, é fundamental contar com uma solução de Firewall de boa qualidade, que atenda às necessidades da sua empresa.

Os diferenciais das soluções da Telium

A Telium oferece uma série de serviços para garantir a segurança da infraestrutura de TI das organizações. Entre elas, podemos destacar:

  • implementação de Firewalls adequados às necessidades específicas da empresa;

  • implementação de VPNs, garantindo a troca segura de dados na internet entre empresas e usuários finais;

  • links dedicados para troca de dados entre redes;

  • backups de dados com configurações personalizadas para atender às demandas do negócio.

Os principais diferenciais das soluções da Telium estão no fato de que, além de oferecerem alto nível de segurança, elas são flexíveis, podendo se adaptar às necessidades de cada empresa. Para começar, o próprio Firewall demonstra o alto nível de confiabilidade dessas ferramentas.

Os Firewalls da Telium são gerenciáveis — o que significa que eles podem ser configurados para o controle de serviços, usuários, comportamento, direção etc. Ou seja, eles favorecem o estabelecimento de uma política de segurança da informação que se ajusta de acordo com a estratégia da sua empresa.

Além disso, eles geram relatórios de uso e ameaças, dando mais controle para o CSO ou gestor de TI. Em relação aos usuários, é possível identificar comportamentos que estejam comprometendo a segurança da rede e tomar as providências. Quanto à rede em si, os relatórios ajudam a compreender as principais ameaças para aumentar a segurança.

Vale destacar que a Telium oferece suporte completo ao sistema, além de monitoramento 24/7 e uma equipe treinada e dedicada, pronta para o atendimento. Com isso, qualquer problema é rapidamente solucionado, evitando a recorrência de falhas que gerem brechas na sua rede.

Como você pôde ver, o Firewall é parte essencial de um projeto de segurança do mundo digital. Invista em uma barreira de proteção eficiente e promova um ambiente mais seguro para as operações da sua empresa!

Se você quer um Firewall que atenda às necessidades específicas da sua empresa, entre em contato com a Telium e fale com quem mais entende do assunto!