Entenda as principais diferenças da velocidade entre upload e download

Autor: Telium Networks, 28/09/2020 às 10:18

“Download” é uma palavra que certamente faz parte integral do vocabulário da maioria das pessoas que vivem em região urbana, afinal, é bem desafiador encontrar uma pessoa com acesso à internet que desconheça o termo.

Também referido como “baixar”, download é o ato de receber um pacote de dados através da internet, e é uma função que está sendo realizada praticamente o tempo inteiro em que estamos conectados.

O simples ato de clicar implica em download de alguma informação.

Do lado oposto, e talvez um pouco menos popular no vocabulário, está o “upload”, ou o ato de “subir” um pacote de dados através da internet.

A navegação pela rede, seja internet ou até mesmo intranets (redes internas e privadas), implica em uma cadeia de downloads e uploads.

Ou seja, a navegação é feita de envio e recebimento de dados, estes, podendo ser arquivos ou comandos.

 

Como funcionam as velocidades?

Os serviços de internet podem vir em “duas opções” diferentes, simétricos e assimétricos.

Esses termos se relacionam em como as velocidades são distribuídas, se são iguais, é um link simétrico, se são diferentes, o link é considerado assimétrico.

O modelo de link assimétrico é o que está em maior uso no Brasil atualmente, e como padrão, as velocidades de download serão muito superioras à de upload.

Um link de 30MB/s de download terá, provavelmente, um link de 5MB/s de upload.

Esse modelo ainda está em uso, pois a quantidade de dados que recebemos é muito maior a que enviamos, mantendo a navegação fluída mesmo com baixas taxas de upload.

 

A importância da velocidade de download

Altas taxas de download significam grandes volumes de dados sendo recebidos mais rapidamente, como se fosse uma estrada com um limite de velocidade mais alto, aumentando o fluxo do trânsito.

Claro, a partir de um certo ponto a velocidade maior se tornará imperceptível.

Se você está utilizando a internet apenas para simples navegação em websites e se com um link de apenas 30mbps você já está abrindo as páginas rapidamente, um link 10 vezes mais rápido fará pouca diferença.

Isso não significa que é desperdício ter um link mais veloz, uma vez que existem diversas atividades profissionais e de entretenimento que podem exigir uma alta taxa de download.

Um filme em 4k, por exemplo, irá requisitar uma banda bem alta para rodar com fluidez.

Dentro de uma companhia, o alto volume de arquivos pode requerer internets super-rápidas para manter a comunicação eficiente.

 

A importância da velocidade de upload

A razão de muitos provedores ainda utilizarem links assimétricos e fornecerem velocidades pequenas de upload é que a demanda por altas taxas é bem restrita.

Geralmente, o usuário envia apenas comandos, que praticamente não exigem da taxa de upload e pequenos arquivos.

Isso faz com que a velocidade de upload sequer seja percebida por grande parte dos usuários.

Porém, quando começamos a trocar arquivos pesados e utilizar a internet para uso profissional, que exija grandes trocas de dados, essa deficiência irá se tornar bem óbvia.

Uploads rápidos passam a se tornar necessários a partir do momento em que o usuário precisa enviar grandes volumes de dados, o que irá ocorrer, geralmente em ambientes profissionais.

Em empresas, o atraso de envio pode acarretar grandes prejuízos, por isso, será quase impossível encontrar companhias grandes que utilizem links assimétricos.

 

Eu preciso?

Essa é uma pergunta difícil de responder de maneira genérica e deve ser avaliada pelo próprio usuário.

Se você é alguém que precisa subir muita informação para a rede e está sofrendo com a lentidão, provavelmente um link simétrico resolverá o seu problema.

Se você é uma empresa, a resposta provavelmente será sim, você deveria investir em TI e ter seu setor tecnológico bem preparado, principalmente se planeja escalar suas atividades.

No caso de usuários domésticos, a vasta maioria não irá nem perceber que a velocidade de upload do seu serviço é diferente do download.

Se você está buscando um serviço de internet ou link dedicado confiável e com ótimas taxas de download e upload, entre em contato com a Telium e conheça o produto ideal para o seu negócio.

Nuvem de tags