DevSecOps e a produtividade na TI

Autor: Telium Networks
Publicação: 01/12/2022 às 11:00

O DevSecOps, assunto do post de hoje, é a implementação de uma cultura que tem como vantagens a integração e o aumento da produtividade dos fluxos de trabalho de uma equipe de TI.

Ultimamente, cada vez mais a produtividade é um diferencial competitivo que pode definir a sobrevivência ou o fim de uma empresa, afinal as inovações acontecem, muitas vezes, diariamente em nosso mundo.

O que é DevSecOps?

A DevSecOps, essa maneira de trabalhar, que não se confunde com as suas ferramentas de automação, nem tampouco com um cargo específico, de especialista em DevSecOps, por exemplo, foi antecedida pelo DevOps.

DevOps nada mais é do que a integração entre os times de Desenvolvimento e de Operações ligados a um projeto específico de software. A ideia é que o trabalho realizado de maneira conjunta entre esses dois times poderia solucionar alguns problemas originados pelo caminhar em separado do projeto. Tal abordagem ajudaria a prevenir que esses problemas aparecessem apenas quando o produto final já estivesse em operação.

Em um projeto de TI, de maneira geral, os processos de desenvolvimento em operação, quando analisados de forma segmentada, possuem as seguintes atribuições:

Desenvolvimento:

Planejar, codificar, construir e testar.

Operação:

Lançar, operar e monitorar.

Por meio de pilares que buscam otimizar o processo de integração dessas funções, a cultura DevOps oferece um fluxo de trabalho que tende a diminuir as falhas de forma sistemática, contribuindo para a integração dos times.

Os pilares do DevOps

Comunicação – A comunicação constante entre os times é uma premissa fundamental do DevOps que deve ser promovida e buscada pelos gestores a todo o momento. É ela que permite que o processo seja realizado de forma integrada, diminuindo gargalos e os indesejados “retrabalhos”.

Colaboração – A promoção bem-sucedida da comunicação permite que o segundo pilar da DevOps, a colaboração, seja implementado de forma satisfatória. É desse modo que os times de Desenvolvimento e Operação conseguirão trabalhar em conjunto para entregar um software de qualidade de forma rápida e segura.

Automação – Para garantir a rapidez e eficiência nas entregas é fundamental que o processo seja automatizado o tanto quanto possível. É nesse pilar que se encontra a aplicação de ferramentas que permitirão que as entregas sejam feitas sem a necessidade da interrupção do fluxo de trabalho das empresas. Algumas dessas ferramentas são a Integração contínua no desenvolvimento de softwares que é realizada pela centralização dos códigos em um único repositório onde é possível realizar os testes automatizados de maneira mais fácil; a Entrega contínua, que acontece a cada vez que uma nova operação é enviada para o repositório central e um processo é disparado automaticamente pra enviar essas mudanças para o ambiente desejado, possibilitando que as equipes envolvidas realizem feedbacks frequentes em todas as fases de vida do ciclo do software; por fim, o DevOps testing, que une o DevOps com o controle de qualidade, para criar um ambiente de teste contínuo.

Monitoramento – O último pilar do DevOps é o monitoramento que serve para acompanhar e analisar todas as etapas do DevOps, implementando ferramentas, confeccionando relatórios, estabelecendo métricas e construindo insights a partir desses dados.

E o DevSecOps?

O Sec, de segurança, se incorpora nessa dinâmica como a cereja do bolo, com a previsão a validação, a configuração e a análise, ao longo de todos os processos, de forma contínua e integrada, como prega a cultura DevOps.

O resultado, é um processo de desenvolvimento e operação de software com maior rapidez eficiência, produtividade, em um ambiente colaborativo, que garante um maior número de entregas com um fluxo contínuo e seguro.