Data Center no exterior, faz diferença?

Autor: Telium Networks
Publicação: 11/02/2021 às 11:00

Talvez uma das grandes utilidades do google seja a facilidade de comparar as coisas, bastando digitar um “vs.” entre dois itens para conseguir comparações completas.

É bem possível que você tenha chegado neste artigo ao querer uma comparação atualizada sobre Data Center localizados no Brasil Vs. Data Center localizado no exterior.

A primeira pergunta nesse caso é: existe alguma diferença?

Sim, existem algumas:

Diferenças geográficas e latência

Como sabemos, a comunicação entre dois pontos envolve enviar e receber pacotes de dados através da internet e isso exige um tempo. Claro, esse tempo é extremamente rápido, mas ele existe.

Um exemplo prático da latência de comunicação é quando um apresentador de jornal se comunica com um âncora em uma localidade distante e você percebe que existe um tempo prolongado para que o âncora comece a responder. Isso ocorre porque a informação de áudio do apresentador deve ir até o âncora, que irá ouvir o áudio e então responder, essa resposta irá percorrer todo o caminho de volta até o apresentador.

O data center possui o mesmo princípio, uma vez que, a sua solicitação deverá percorrer um caminho físico até o servidor, que irá lhe enviar uma resposta pelo mesmo caminho, e quanto mais longe o data center estiver, maior será o tempo de resposta.

Se você possui serviços que exijam uma latência baixa, principalmente com operações em tempo real, é possível que este fator possa ser determinante. Serviços que fazem streaming, por exemplo, são inviáveis com latências altas.

Por outro lado, a maioria dos serviços e solicitações comuns de um data center irá sofrer muito pouca influência da latência.

Diferenças de custo

A diferença de custo era uma grande vantagem que servidores no exterior possuíam, porém, com a alta do dólar as coisas estão mais equilibradas e empresas não precisam mais buscar no exterior opções com excelente retorno financeiro.

Assistência e atendimento

Muitas vezes lidar com um serviço localizado no exterior significa ter que lidar com uma equipe de assistência também localizada no exterior.

Dessa forma, alguns impedimentos como fuso horário e comunicação podem surgir. O tempo de resposta da equipe também é outro fator que deve ser considerado quando optar por um serviço localizado em solo nacional e outro localizado no exterior.

Qualidade de serviço

A qualidade de serviço é algo que independe da localização geográfica do servidor.

Apesar de existir uma percepção de que serviços internacionais são melhores, a qualidade está mais diretamente ligada à empresa e sua cultura de atendimento do que onde efetivamente ela está operando.

Neste caso, escolher uma empresa com um bom nome e reputação no mercado será muito mais eficiente do que escolher pelo código postal.

Qual serviço eu devo escolher?

A escolha de um serviço de data center está fortemente ligada às necessidades da sua empresa. Algo que às vezes não é tão simples.

Muitas empresas, principalmente aquelas recém-formadas, não sabem o que pode ou não ser útil.

Nessas situações, o ideal é contatar uma equipe especializada e fazer um diagnóstico do que pode ser utilizado para alcançar seus objetivos de forma rápida e eficiente.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a TELIUM que ficaremos felizes em poder ajudar.