Data center Empresarial

Autor: Telium Networks, 15/06/2020 às 12:00

Após a expansão de algumas empresas surgem algumas questões, será que existe um limite do quanto é possível crescer sem possuir um Data Center?

Quanto maior a escala de um negócio, maior a necessidade por eficiência, velocidade no processamento e troca de informações e para que isso seja feito de maneira efetiva, um data center se torna necessário.

Para implementar um data center, há uma série de informações que você deve ter à sua disposição para fazer a escolha apropriada, então vamos abordar alguns tópicos para que possa entender mais e tomar a sua decisão.

Próprio x Terceirizado x Híbrido

Para usufruir dos serviços de um Data Center Empresarial você tem algumas possibilidades no mercado, implementar, contratar ou ambas as opções.

Cada opção com suas peculiaridades:

Data Center próprio:

  • Controle da infraestrutura;

  • Controle da Equipe;

  • Tempo de resposta mais rápido.

Data Center terceirizado:

  • Baixo custo;

  • Equipe técnica prontamente capacitada;

  • Responsabilidades transferidas à empresa terceirizada.

Híbrido:

A utilização de um serviço híbrido pode sanar boa parte dos ponto fracos de cada uma das opções. Dessa forma, você pode manter as atividades mais críticas sob seu controle, enquanto a empresa terceirizada cuida de todo o resto.

Isso permite cortar custos com um Data Center integralmente próprio e manter suas vantagens no que importa, porém, o custo continua sendo mais elevado do que o de contratar somente um serviço terceirizado.

 

Qual o serviço ideal para o seu negócio?

A escolha de uma dessas três opções passa diretamente pela demanda operacional da sua empresa, a melhor forma de saber qual o serviço ideal para a sua empresa é  contratar uma consultoria especializada, porque esses profissionais poderão lhe orientar ao longo de todo o processo de modernização do seu negócio. 

Para auxiliar o consultor a entender o funcionamento do seu negócio, você deve ter em mãos algumas informações, assim ele poderá indicar o serviço mais adequado:

  • Necessidade - avalie de maneira detalhada os serviços que têm impacto direto no fluxo de dados da sua empresa, como backups, e-mails empresariais, comunicação com parceiros e filiais, hospedagens e computação em nuvem;

  • Investimento - avalie qual o orçamento disponível para implementação e manutenção do serviço e qual o retorno esperado do serviço de Data Center em relação ao funcionamento atual da empresa;

  • Expansão - é imprescindível ter um projeto de expansão e entender como a demanda crescente do seu serviço pode afetar a demanda da sua empresa por um Data Center.

Com a avaliação adequada do seu negócio, é possível projetar suas necessidades atuais e futuras, bem como planejar o melhor modo com que os serviços de Data Center serão aplicados tanto no presente quanto no futuro. Desta forma, não há impactos operacionais por demandas imprevistas de infraestrutura, o que pode gerar uma grande economia com serviços emergenciais.

Quais são as demandas atendidas por um Data Center?

Além de favorecer as trocas de informação, este serviço ainda proporciona diversos benefícios no dia a dia empresarial, tais como:

  • Hosting - hospedagem de sistemas informatizados, aplicativos e website da empresa.

  • E-mail corporativo - a utilização de um Data Center, próprio ou terceirizado, permite controlar e fazer backup do fluxo de e-mails do domínio empresarial.

  • Nuvem - Com uma infraestrutura ampla o suficiente é possível criar um ambiente de nuvem para os dados da empresa, este serviço geralmente está disponível nas opções terceirizadas.


Como escolher um serviço terceirizado?

A escolha de um serviço terceirizado deve cumprir três critérios principais e essenciais:

  • Qualidade de Infraestrutura - um serviço terceirizado de qualidade deve possuir equipamentos robustos e redundantes nas instalações internas e nas interconexões, lembrando que esses fatores também devem ser aplicados ao implementar um data center próprio. Outro ponto é a segurança física nas instalações, para evitar danos acidentais, propositais e invasões à infraestrutura, além da segurança lógica dos equipamentos para evitar comprometimento virtual das informações.

  • Conectividade -  um serviço de Data Center deve estar em comunicação constante com a sua empresa, sem qualquer hipótese de interrupções.

  • Atendimento - uma equipe de atendimento deve estar sempre disponível para o contratante, reduzindo o tempo de resposta para problemas e pedidos administrativos e técnicos.

Os Data Centers tornaram-se uma solução fundamental na rotina das empresas e as possibilidades de concorrer no mercado sem uma infraestrutura adequada estão desaparecendo rapidamente.

Cabe ao gestor da empresa decidir o momento certo de investir em tecnologia para não ficar para trás, e quando este momento chegar para a sua empresa, nós estamos à disposição para fornecer um serviço que atende a todos os pré-requisitos essenciais para levar seu negócio a um novo patamar.

Entre em contato com nossa equipe comercial e esclareça quaisquer dúvidas sobre os serviços de conectividade e data center.

Nuvem de tags