Como Instalar um NOC eficiente?

Autor: Telium Networks
Publicação: 31/03/2020 às 12:00

Primeiro vamos definir o que é um NOC. A sigla significa “Network Operations Center” ou Centro de Operações de Rede em português.

Com a simbiose cada vez maior entre empresas e tecnologia, toda a informação é transportada por meio de redes e essa infraestrutura não é invulnerável e necessita de monitoramento constante. Uma das formas de fazer isso é através do NOC.

O NOC é uma estrutura especializada em monitoramento e gestão de TI, operada por profissionais capacitados na área. Para que o NOC funcione adequadamente, toda a equipe deve atuar dentro de um modelo de processos de tecnologia e sistemas bem definido, mantendo assim o ambiente estável e protegido de ataques.

Os profissionais que operam o NOC, responsáveis pelo monitoramento de TI, executam os scripts para a estabilização de incidentes imediatamente após os alertas, e, a partir deles, criam os relatórios de melhorias. O NOC irá ajudar a estrutura a aprender com os incidentes que ocorrem para fortalecer a proteção, tornando-se uma grande ferramenta competitiva de aprendizado organizacional.

O NOC pode ser feito internamente ou terceirizado, nesse caso há uma troca de custo por tempo entre as opções, enquanto uma estrutura interna vai ser mais ágil, ela também é consideravelmente mais cara, sendo inviável para a maioria das empresas.

Para instalar um NOC eficiente, seja ele interno ou terceirizado, algumas boas práticas devem ser observadas para garantir o funcionamento adequado do setor.


  1. Equipe: existem duas funções que são essenciais ao NOC, a figura do coordenador, que irá delegar e orientar a execução de tarefas e o(s) técnico(s) que irá (ão) operar de fato a infraestrutura, orientado(s) pelo coordenador, gerando relatórios e sugestões de melhoria;

  2. Treinamento e reciclagem: devido ao alto grau técnico do NOC, é essencial que a equipe passe por treinamentos e reciclagens frequentes para manter a operação atualizada;

  3. Comunicação: o diálogo entre a empresa e a equipe do NOC deve ser simples e ágil para que o tempo de resposta seja o mais curto possível;

  4. Manutenção ativa: esse processo permite que rotinas sejam realizadas de maneira eficiente, mantendo softwares, firewalls, detecção de vírus, backups e manutenção de sistemas atualizados através de scripts e ferramentas de automação;

    Software Help Desk (SHD): ferramenta de trabalho fundamental em um NOC, o SHD permite que os usuários façam chamados de atendimento sem congestionar as linhas telefônicas. O Help Desk além de classificar os chamados por gravidade também fornece registros estatísticos para toda a equipe de TI;
  5. Gestão de Riscos: uma política eficiente em um NOC consiste em antever os possíveis riscos e problemas que possam ocorrer e preparar planos de contenção ou até mesmo evitar completamente esses problemas;

  6. Telemetria: como o custo de manter equipes alternando 24 horas em um NOC pode ser proibitivo, um sistema de telemetria poderá alertar os técnicos de maneira remota, melhorando o tempo de resposta e solução do problema sem incorrer em custos excessivos.


Um NOC eficiente pode ser uma grande ferramenta de identificação de incidentes de TI dentro da sua empresa, lembrando que uma equipe preparada é fundamental para sua implementação.

 

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