Como atenuar riscos para fornecedores

Autor: Telium Networks
Publicação: 25/10/2022 às 02:49

Quem trabalha com fornecedores terceirizados entende que existe todo um ecossistema digital e empresarial para que essa relação funcione de forma eficiente e com baixos riscos.

Um elemento crucial dessa relação é um fluxo de trabalho bem definido para o gerenciamento de riscos com os fornecedores. Esse fluxo descreve o papel de cada organização ao lidar com crises, além de identificar as responsabilidades de cada indivíduo relacionado à mitigação de riscos.

O Programa de Gerenciamento de Risco ao Fornecedor deve conter todos os protocolos, documentos, ferramentas, políticas e procedimentos que uma empresa usa para gerenciar riscos.

É importante que as empresas definam as margens de tolerância em suas organizações e tenham bem definidos os tipos comuns de riscos ao fornecedor. Que incluem:

Risco estratégico: ocorre quando as decisões entre organização e fornecedor não estão alinhadas;

Risco de reputação: quando as ações de um fornecedor podem afetar a imagem de uma organização;

Risco transacional: surge como consequência do não atendimento das expectativas do cliente de um produto ou serviço;

Risco operacional: a integração de terceiros aumenta a complexidade de uma operação, o que pode gerar falhas nos processos ou sistemas internos;

Risco de conformidade: surge a partir da violação de Leis ou regulamentos colocados em prática por órgãos de governo ou padrões de conformidade.

Entender a atender cada um desses riscos é fundamental para que uma organização dentro de uma margem de segurança adequada e possa garantir com alto nível de confiança as suas atividades.

Mitigando riscos

Com o entendimento completo dos processos organizacionais e da integração de cada um dos fornecedores, é preciso definir o nível de risco de cada um deles por meio de avaliações periódicas. Isso irá auxiliar não só na elaboração de planos e condutas, mas também a manter os mesmos atualizados.

Os planos de contingência de riscos devem, obrigatoriamente, ser feitos de forma individualizada, pois nenhum fornecedor opera de maneira idêntica ao outro e falhas no processo podem incidir em problemas graves no operacional.

Por fim, a auditoria dos planos e protocolos devem estar sob auditorias periódicas para que todos os ajustes necessários sejam feitos.

Integração

Otimizar o fluxo de trabalho de gerenciamento de risco exige que as plataformas entre a sua empresa e seu fornecedor estejam integradas, dessa forma é possível coletar dados valiosos que permitam fazer previsões e identificar falhar na cadeia de trabalho.

Com todos os passos tomados, é possível reduzir os riscos a um mínimo aceitável, de modo que a cadeia produtiva possua um alto índice de segurança e previsibilidade.