Cloud computing – qual o caminho para se tornar um especialista?

Autor: Telium Networks, 26/11/2021 às 11:00
Cloud computing – qual o caminho para se tornar um especialista?

Muito se fala sobre a nuvem e suas incríveis capacidades e contribuições para o mercado, empresas e usuários, no entanto, o caminho para se tornar um especialista no assunto não é tão comentado quanto deveria.

A nuvem chegou para ficar e naturalmente isso irá despertar a curiosidade e interesse de muitas pessoas em entrar no setor e trabalhar com a tecnologia.

Por isso, vamos entender um pouco mais sobre o caminho para se tornar um especialista na área!

Por onde começar

A parte mais difícil de toda nova jornada profissional é o começo. Por isso, é importante criar uma base sólida sobre o assunto para entender as diferentes ramificações da área e qual o melhor caminho para você!

Por esses motivos, o primeiro passo da sua carreira será adquirir conhecimento.

A forma mais simples de buscar esse conhecimento será iniciar um curso superior na área. Opções como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de TI, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Redes de Computadores são válidas, ficando ao seu critério analisar a grade horária e escolher a opção que você tenha maior afinidade.

Dentre as opções de graduação, para aqueles que possuem uma agenda mais apertada, cursos de graduação online são alternativas úteis para que você possa estudar em um ritmo mais confortável.

Caso você seja uma pessoa muito bem organizada, uma alternativa à graduação serão os cursos especializados no assunto. Neste caso, é importante pesquisar quais os cursos e assunto serão essenciais para você e montar uma sequência de aulas e informações úteis.

Toda a informação necessária está disponível online, o desafio é compilar e organizar.

Desenvolvendo suas habilidades na área

O passo seguinte será se especializar. Novamente, o caminho mais óbvio será uma pós-graduação na área, com opções como Gestão de TI, Business Inteligence, Big Data ou até mesmo cursos focados em nuvem (mesmo sendo relativamente raros).

Além dos cursos acadêmicos, existem diversos cursos online e professores independentes que publicam frequentemente conteúdo sobre o assunto na internet.

Quando você já estiver familiarizado com a matéria, saber utilizar a busca na internet para preencher as lacunas no seu conhecimento será uma habilidade essencial em qualquer ambiente profissional.

Os conhecimentos essenciais

·        Programação: ter conhecimento em programação é parte fundamental para qualquer setor de TI. Conhecer a lógica e linguagens é necessário para que se faça a gestão de nuvem;

·        Metodologias Ágeis: tendência da nova década, o conhecimento e domínio dessas metodologias são cruciais para quem deseja ser competitivo no mercado de TI;

·        Especialização em Segurança: com as novas ameaças virtuais, cada vez mais as empresas estão investindo em profissionais com um bom know-how em segurança de informação. Isso é especialmente verdade no contexto de nuvem. Portanto, se você almeja entrar na área, este pode ser um excelente caminho;

·        Visão de serviços: conhecer e saber aplicar os serviços de nuvem é outra habilidade considerável para um profissional competente. Dominar as aplicações da área é fundamental para se destacar no mercado.

Apesar de não ser tão comentadas, as vagas em nuvem são abundantes e a escassez de profissionais é grande. Isso significa que existem muitas oportunidades e a remuneração é bem acima da média!

 

Para aqueles interessados, basta dar o primeiro passo e mergulhar de cabeça na nuvem!

Nuvem de tags