Carros autônomos – história, tecnologia e realidade

Autor: Telium Networks
Publicação: 31/03/2023 às 11:00

Já imaginou entrar no seu carro, pedir gentilmente para que ele te leve para a praia e tirar um delicioso cochilo durante a maior parte do caminho? Ou melhor, mandar as crianças para a escola enquanto você pode aproveitar um pouquinho mais da sua manhã?

Os carros autônomos já são realidade e alguns deles estão nas ruas. Mas, como nem tudo na vida são flores, ainda existe um longo cominho antes que eles sejam 100% confiáveis e acessíveis. Vamos conhecer um pouco mais dessa tecnologia que irá impactar o mundo!

As origens

A história dos veículos autônomos remonta a mais de um século, com diversos marcos importantes ao longo do caminho. O primeiro exemplo de um veículo autônomo foi desenvolvido em 1920, quando o inventor americano Francis Houdina equipou um carro com um sistema que seguia uma linha de telefone aérea.

No entanto, foi somente nas últimas décadas que a tecnologia de veículos autônomos realmente começou a evoluir rapidamente. Em 1984, a Universidade Carnegie Mellon iniciou um projeto chamado Navlab, que buscava desenvolver veículos capazes de navegar autonomamente em rodovias. Esse projeto acabou dando origem à primeira competição de carros autônomos do mundo, a DARPA Grand Challenge, em 2004.

Desde então, houve avanços significativos na tecnologia de veículos autônomos. Empresas como a Waymo (antiga Google Self-Driving Car Project), Uber, Tesla e General Motors estão entre as maiores expoentes da tecnologia atualmente. A Waymo é considerada uma das líderes do setor, com sua frota de carros autônomos já tendo percorrido mais de 20 milhões de quilômetros nas estradas dos Estados Unidos.

Ainda assim, há muitos desafios a serem superados antes que os veículos autônomos possam se tornar uma realidade cotidiana em nossas ruas e estradas. Questões de segurança, privacidade e responsabilidade legal precisam ser abordadas antes que a tecnologia possa ser amplamente adotada. Mas, com o ritmo acelerado de avanços na tecnologia e a crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis, os veículos autônomos certamente continuarão a ser uma área de pesquisa e desenvolvimento vital nas próximas décadas.

A tecnologia atual

Os veículos autônomos atuais utilizam diversos sensores, como câmeras, radares e sensores LiDAR, para coletar dados sobre o ambiente ao seu redor. Esses dados são então processados por um sistema de inteligência artificial, que toma decisões sobre como o veículo deve se mover com base nessas informações.

Existem diferentes níveis de automação de veículos, definidos pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE). No nível mais baixo, os sistemas de assistência ao motorista fornecem auxílio em tarefas como a manutenção de uma distância segura do veículo da frente ou o controle de velocidade em relação à velocidade do tráfego ao redor. Já no nível mais alto, os veículos são totalmente autônomos e podem se mover sem intervenção humana em todas as condições de direção.

Os veículos autônomos de nível mais alto são capazes de realizar diversas tarefas sem a intervenção humana, como acelerar, frear e mudar de direção. Alguns exemplos de tecnologias que permitem isso incluem:

Sistema de direção autônoma: Este sistema controla a direção do veículo, permitindo que ele siga uma rota pré-determinada ou escolha a melhor rota para chegar ao seu destino. Os sensores são usados para detectar a presença de obstáculos ou outros veículos na rota, ajustando a velocidade e a direção conforme necessário.

Sistema de freio autônomo: Os veículos autônomos também usam sensores para detectar objetos ou outros veículos em seu caminho, permitindo que eles freiem automaticamente quando necessário.

Sistema de aceleração autônoma: Este sistema controla a velocidade do veículo, permitindo que ele se ajuste automaticamente às condições da estrada e do tráfego ao redor.

Sistema de comunicação: Os veículos autônomos também podem se comunicar entre si para ajudar a coordenar seu movimento na estrada, evitando colisões e reduzindo congestionamentos.

Os problemas e desafios

Os carros autônomos ainda enfrentam alguns desafios significativos em termos de tecnologia, segurança e regulamentação. Abaixo, seguem alguns dos maiores problemas enfrentados pelos veículos autônomos atualmente, com exemplos reais:

Segurança: Um dos maiores desafios para os veículos autônomos é garantir a segurança dos passageiros e dos outros usuários da estrada. Embora os carros autônomos possam ser mais seguros do que os carros dirigidos por humanos, ainda há a possibilidade de falhas técnicas ou problemas de software. Um exemplo disso foi o acidente fatal envolvendo um carro autônomo da Uber em 2018, que resultou na morte de uma pedestre.

Regulamentação: Outro grande desafio para os carros autônomos é a falta de regulamentação clara e consistente em muitas partes do mundo. Sem uma estrutura regulatória sólida, é difícil para as empresas desenvolver e implantar veículos autônomos de maneira consistente e segura. Isso pode levar a situações em que diferentes regiões ou países têm diferentes regulamentações e requisitos, dificultando a implantação de veículos autônomos em uma escala global.

Questões éticas: Os veículos autônomos são programados para tomar decisões baseadas em algoritmos e dados, o que pode levantar questões éticas complexas. Por exemplo, em uma situação de acidente iminente, o carro autônomo pode ter que escolher entre colidir com um pedestre ou com um objeto imóvel. As decisões tomadas pelos carros autônomos nessas situações podem ter implicações éticas significativas, e ainda não há um consenso claro sobre como essas questões devem ser abordadas.

Interação com outros motoristas: Embora os veículos autônomos possam ser capazes de operar com segurança sem intervenção humana, eles ainda precisam interagir com outros motoristas e usuários da estrada. Isso pode ser um desafio, já que outros motoristas podem não estar cientes das capacidades e limitações dos carros autônomos. Além disso, os carros autônomos podem ter dificuldade em interpretar os sinais não-verbais que os motoristas humanos usam para se comunicar na estrada.

Custos elevados: Atualmente, os carros autônomos são significativamente mais caros do que os carros convencionais. Isso se deve em parte ao custo dos sensores e tecnologias avançadas necessárias para permitir a direção autônoma. Como resultado, os carros autônomos podem não ser acessíveis para muitos consumidores, o que pode limitar sua adoção em larga escala.

Questões de privacidade: Os carros autônomos coletam e processam grandes quantidades de dados sobre seus passageiros e o ambiente ao seu redor. Isso pode levantar questões de privacidade significativas, especialmente se esses dados forem compartilhados com terceiros sem o conhecimento ou consentimento dos usuários. É importante que as empresas que desenvolvem carros autônomos levem em consideração as questões de privacidade e implementem