A importância de realizar um teste de intrusão na rede da sua empresa

Autor: Telium Networks
Publicação: 10/12/2019 às 12:00

O quão segura realmente é a rede interna da sua empresa? Os seus dados estão protegidos? Os dados dos seus clientes estão protegidos?

É comum pensar que ataques e invasões de hackers são coisas de filme, que ninguém vai realmente se dar ao trabalho de atacar a sua empresa, mas a realidade é totalmente diferente, e mesmo hackers pouco sofisticados acabam por encontrar brechas fáceis de se explorar.

A melhor maneira de se prevenir de algum problema, é saber as suas vulnerabilidades e tomar medidas preventivas, no mundo a informática tal medida é o “teste de intrusão” ou “Pentest”.

O método funciona simulando um ataque de fonte maliciosa ao seu sistema de redes ou computadores produzindo uma análise minuciosa das atividades no sistema, que envolve busca de vulnerabilidades potenciais que possam ser resultado de uma má configuração, falhas de hardwares e softwares desconhecidas, deficiências no sistema operacional ou técnicas contramedidas. Essas análises são apresentadas no sistema, junto com uma avaliação de impacto e uma proposta de solução.

Existem uma série de testes que podem ser realizados, como o teste de caixa preta e caixa branca, que simulam situações possíveis de um ataque.

O Teste de Caixa Preta irá simular o ataque de alguém familiarizado com o sistema, enquanto o Teste de Caixa Branca irá simular o que acontece quando o invasor tem acesso ao código fonte, esquemas de rede e até mesmo senhas.

Um teste de intrusão é essencial para empresas que tem interesse em salvaguardar suas informações e a de seus clientes, e evitar os danos causados com a divulgação ilegal desses dados. Há também a vantagem financeira de ter uma rede sólida e segura, evitando os custos monumentais de reparação de danos.