2020 é o ano do VOIP

Autor: Telium Networks
Publicação: 04/05/2020 às 12:00

Voz sobre IP, Voice over internet protocol ou “VOIP” é o roteamento de conversação humana pela internet ou qualquer outra rede de computadores baseadas em Protocolo de Internet, o que torna possível a telefonia via internet.

Para operar um sistema VOIP é necessário um provedor e protocolos para transportar os sinais de voz em uma rede de IP, ou, protocolos VOIP.

A instalação de um sistema VOIP dentro de uma empresa pode representar uma significativa redução de custos, uma vez que é possível aproveitar capacidade de rede subutilizada e fazer ligações de VOIP para VOIP gratuitamente. A ligação entre VOIP e PTSN (redes públicas) é possível, porém, pode incorrer em custos, nesse caso devendo ser conferido pela empresa se é ou não vantajoso.

Além da substituição da telefonia interna, o VOIP ainda permite que a pessoa leve um telefone VOIP em uma viagem e atenda ligações normalmente se estiver conectada a uma rede de internet estável e rápida. E como a tecnologia utiliza a internet, é possível fazer a integração com chamadas de vídeo e compartilhamento de dados.

Quando levado para o ambiente de trabalho, o VOIP necessita apenas de uma conexão e banda para executar suas funções de comunicação e transferências, não sendo necessário criar uma rede de telefonia separada para o ambiente. A vantagem torna-se ainda mais aparente quando há necessidade de comunicação internacional.

Analistas de mercado e alguns formadores de opinião avaliam que o caminho futuro do VOIP é substituir os modelos de comunicação entre longas distâncias (DDD/DDI) e talvez eliminar por completo o modelo atual de telefonia PSTN.

O ano de 2020 tem marcado o declínio de tecnologias antigas de transmissão de dados, sendo que alguns países já estão removendo as linhas ISDN (Rede Integrada de Serviços Digitais) de cabos de cobre, oriundas dos anos 80. O formato ISDN foi responsável pela popularização da internet nos anos 2000, pois permitia a divisão em 2 canais de 64 kbps, possibilitando a transmissão de dados e telefonia simultaneamente.

Apesar da sua popularidade nas últimas décadas, o ISDN está em franco declínio, já que suas taxas de transmissão são um tanto decepcionantes ante tecnologias mais novas e os velhos cabos de cobre não são sequer adversários para as modernas fibras óticas, ficando muito aquém em desempenho.

Quando comparamos a ISDN com as linhas modernas, a diferença de velocidade é óbvia, são 64 kbps contra 16 mbps, além do suporte que o VOIP dá a vários canais e suporte a diversos aparelhos.

Essas vantagens de conexão, possibilidades de escala e redução de gastos que dão ao VOIP a confiança de experts na área como sendo a tecnologia do futuro e algumas tendências vêm se destacando agora em 2020:

  1. Redes 5G: Com as rápidas mudanças no cenário de negócios, a velocidade de comunicação tem que se manter a par. Por esse motivo, a disponibilidade das redes móveis 5G tem sido um trending topic nos mercados de VOIP. A tecnologia 5G é quase 75% mais rápida que suas predecessoras nas velocidades de transmissão e o seu uso com o VOIP pode aumentar consideravelmente o tempo de resposta entre empresa e cliente. A tecnologia também melhora a conectividade entre acessórios em mais de 50% e reduz a queda de chamadas em 47%, sendo um grande suporte para o aumento da eficiência e alcance do VOIP;
  2. Portabilidade: manter a facilidade de contato entre empresas e consumidores é um fator fundamental para o sucesso de uma companhia. Com a evolução de tecnologias como o blockchain, a manutenção da portabilidade de números VOIP irá ficar mais rápida e fácil em 2020;
  3. VOIP em escolas: as funcionalidades do VOIP têm se mostrado eficientes mesmo fora dos ambientes corporativos e o uso do VOIP no setor de ensino deve crescer 18% em 2020 com o uso de IP phones e aplicativos de softphone (em seguida);
  4. Aplicações Softphone: aplicativos fornecidos por operadoras para utilização de chamadas feitas via internet têm se tornado mais eficientes e intuitivas, além dos serviços empresariais existem opções para uso doméstico saindo no mercado;
  5. O quanto você realmente pode economizar: apenas falar em economia não basta, é preciso colocar os números na ponta do lápis. Com a tenologia VOIP você pode esperar uma redução de 90% no custo de ligações internacionais, 40% em chamadas locais, 30% em teleconferências e um total de 30% nas contas de telefone em geral.

 

Enquanto formatos antigos como a ISDN e PTSN já cumpriram seu papel e tiveram todo seu potencial explorado, o VOIP ainda tem muita margem para crescer. Citamos aqui algumas tendências para o ano de 2020, mas ainda há muito o que se esperar nos anos vindouros e cabe a você tomar a decisão de sair na frente ou esperar que a tecnologia chegue até você.