Existem diversas suítes com antispam no mercado, mas poucas são efetivamente voltadas para as empresas. Uma nova opção para o mercado corporativo é da Telium, que lançou um antispam em que o tráfego de e-mails é redirecionado para os servidores da Telium que aplicam os filtros contra mensagens enviadas sem autorização e eliminam todos os e-mails indesejados de forma automática.
 

A ferramenta Anti-Spam filtra o lixo eletrônico com base em características estruturais das mensagens, comparando-as com outras que não são spam. Dessa forma, ao invés dos filtros impedirem remetentes ou características semelhantes, o sistema é construído com base na identificação do perfil de uso do usuário.
 
Na prática, além de impedir o recebimento de mensagens indesejadas, os clientes corporativos terão redução de cerca de 90% do tráfego dos e-mails enviados como spam, o que diminui o consumo de banda para acessar a internet.
 
“A ferramenta tem a capacidade de aprender de acordo com o comportamento do usuário, ou seja, uma mensagem de um mesmo destinatário que tenha sido retirada duas ou três vezes do sistema Anti-Spam, provavelmente passará direto nas próximas vezes, já que o sistema entende que o usuário quer receber aquelas mensagens”, informou Fábio Ferragi, gerente de produtos da Telium Networks.
 
O funcionamento da suíte é simples. O usuário pode administrar o filtro com um painel de controle online, além de receber alertas e informações úteis por e-mail.